quinta-feira, 29 de setembro de 2016

QUEBRA-GELO COM MÚSICA – PARA ENTROSAMENTO E DESCONTRAÇÃO DO GRUPO.

QUEBRA-GELO COM MÚSICA – PARA ENTROSAMENTO E DESCONTRAÇÃO DO GRUPO.


Sabemos que existem várias modalidades de dinâmicas conforme o objetivo que se pretende alcançar e o quebra-gelo, como o nome diz, é a modalidade de dinâmica para entrosamento e descontração, são geralmente usadas no início de uma reunião e também podem ser utilizadas no final para confraternização de todos.

MATERIAL NECESSÁRIO: Para cada uma delas você precisará selecionar músicas bem animadas para utilizar. Precisará de espaço, um bom som e músicas.

1) “PARE e FAÇA”!

Neste quebra-gelo você explicará que todos os adolescentes estejam no centro da sala e misturem-se pulando ao som da música assim que iniciar. Cada vez que a música cessar, eles devem parar e ficar “paralisados” (como “estátuas” sem se mexer do jeito que estavam quando a música parou).  Quando isso acontecer você deve dar um “comando”, ou seja, diga outra ação que eles devem realizar assim que a música voltar a tocar. Veja algumas sugestões abaixo:

1)     Abraçar uns aos outros;
2)   Peguem na orelha uns dos outros;
3)   Todos devem se coçar e tocar no ombro uns dos outros;
4)   Apertem as mãos uns dos outros e batam palmas.

- Quebra-gelo são breves, por isso use no máximo 4 comandos.

A sequência prática é esta:

Toca a música e eles fazem a ação que você disser ---------> A música cessa e todos param também sem se mexer ----------------------> Você espera uns segundos para ver a reação deles parados (pois será engraçado o modo como alguns ficarão) e diz a nova ação que eles devem fazer quando a música retornar ------------------> a música retorna e eles se movimentam realizando o novo comando dado até a música parar novamente e assim sucessivamente até o último comando.

     2) “MAESTRO MUSICAL”!

Para esse quebra-gelo você deve montar um medley, ou seja, selecione vários trechos de músicas diversas revezando os ritmos. Tenha o cuidado de gravá-las em tempos diferentes, umas músicas mais breves, outras mais tempo e assim cada uma em tempos diversos. Diga que fiquem em círculo. Explique que cada um deles deve ser um “maestro musical” e defina em qual sentido (se horário ou anti-horário) devem começar. Cada um deles deve fazer um movimento ou gesto ao som da música e todos devem seguir o mesmo movimento ou gesto do “maestro”, quando a música mudar, imediatamente o “maestro” muda também, seguindo a ordem definida no círculo, ele então deve fazer um novo gesto ou movimento e repetir o gesto ou movimento anterior feito pelo maestro anterior, e todo grupo deve repetir também. Assim devem fazer até chegar o final do círculo. Cada maestro deve criar um movimento e gesto e repetir os anteriores.

Variação deste quebra-gelo: Ao invés do medley você pode usar apenas uma música animada e você mesmo define o tempo que mudará de "maestro" dizendo a palavra “MAESTRO”! Ou seja, cada vez que você disser a palavra “MAESTRO” muda-se de “maestro” que deve criar seu gesto ou movimento e repetir o anterior, até que todos façam e repitam todos os gestos.


     3)  “MÚSICA E PALMAS”!

Neste quebra gelo você pedirá que todos fiquem em círculo, quando a música começar eles devem correr levemente em círculo e batendo palmas ao som da música. De repente é desligado o som e todos devem parar de bater palmas, quem perder o tempo sai da brincadeira e deve sentar-se. E assim solta a música novamente e eles correndo em círculo e batendo palmas até que a música pare novamente e eles cessem as palmas imediatamente, quem se atrasar saí do círculo. Até que reste um ou cesse a música. 

    4)  “O NÚMERO DIZ...”

Neste quebra-gelo você pedirá que eles corram levemente em círculo, mas antes explique que você dará a eles um comando para cada número de 0 a 3. Diga-lhes que enquanto a música tocar, eles devem fazer o comando de cada número que você falar. Enquanto a música tocar, você dirá os números que desejar no intervalo de tempo que definir , na sequência e fora dela, dirá alguns números e outros não, variará os números assim como repeti-los, do modo que quiser.

- Comandos:

0 – pular individualmente de um pé
1 – pularem em dupla de mãos dadas
2 – formarem trios e darem risadas
3 – fecharem o círculo todos juntos pulando de costas

     5)  “O TÚNEL”!

Peça que eles formem uma fila a qual deve percorrer o local em círculo ao som da música passando cada um individualmente por dentro de um “túnel”, este “túnel” pode ser construído com um material leve e resistente bem fixado que não caia ou você pode escolher dois voluntários adultos para montar um “túnel” com as mãos, ou até mesmo poderá desenhar um círculo ou quadrado no qual eles devem passar por dentro dele.

Ao som musical eles, em formato de fila, devem percorrer o local definido e passarem pelo “túnel” ou círculo, quando a música parar, aquele que tiver dentro do “túnel” sairá da brincadeira, até restar o último ou até findar a música.


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