segunda-feira, 13 de junho de 2016

ESBOÇO DO EVANGELHO DE MATEUS

ESBOÇO – ESTUDO DOS EVANGELHOS

1) ESBOÇO DO EVANGELHO DE MATEUS

Pelo fato de haver nos tempos apostólicos quatro grupos representativos do povo (os judeus, os romanos, os gregos e a Igreja), cada evangelista escreveu para um destes grupos, adaptando-se ao caráter, às necessidades e aos ideais deles. Um evangelho só não teria sido suficiente para apresentar os vários aspectos da personalidade de Cristo. Cada evangelista focaliza-o de um ângulo diferente. Vale salientar que embora eles tenham escrito com um objetivo e público específico, eles se dirigem à toda humanidade, visto que os homens são os mesmos em todas as épocas. Os primeiros três evangelhos são chamados sinóticos, porque fornecem uma “sinopse” (vista geral) dos mesmos acontecimentos e têm um plano comum. Já o evangelho de João foi escrito em base inteiramente diferente dos outros três. O fato dos evangelistas terem escrito os seus relatos de diferentes pontos de vista explicará as diferenças entre eles. Os autores não procuraram produzir uma biografia completa de Cristo, levando em consideração as necessidades e o caráter do povo para o qual escreviam, escolheram os acontecimentos e discursos que destacasse exatamente sua mensagem especial. Mateus, por exemplo, escrevendo para o povo judeu, fez que tudo no seu evangelho (a seleção de discursos e acontecimentos, as omissões e adições, o agrupamento dos fatos) servisse para realçar a missão de Jesus. Começaremos os esboços dos Evangelhos a partir de Mateus, e perceberemos como cada evangelista ressalta um aspecto particular da personalidade de Cristo. Estes estudos são indispensáveis para os adolescentes, pois unicamente neles contêm a história de Jesus, seus ensinos e todo o plano de Deus para redenção da humanidade. Segue abaixo um esboço para seus estudos com eles, leia, estude, pesquise e responda. Você pode também destacar outros tópicos e curiosidades a respeito deste evangelho. Em alguns dias postaremos as respostas e você poderá conferir com as suas.

Bons estudos!

ESBOÇO

1. AUTOR:

2. DATA:

3. TEMA:

4. DESTINATÁRIO(S):

5. PALAVRA-CHAVE:

6. PROPÓSITO APARENTE:

7. CONTEÚDO:

8. PARTICULARIDADES:

8.1 QUAIS OS INCIDENTES E DISCURSOS ENCONTRADOS SOMENTE NESTE EVANGELHO?

8.2 CITE OS MILAGRES ENCONTRADOS SOMENTE NO LIVRO DE MATEUS:

8.3 QUAIS AS PARÁBOLAS ENCONTRADAS SOMENTE EM MATEUS?

9. ELABORE UMA “LINHA DO TEMPO” SOBRE A VIDA DE JESUS A PARTIR DOS CAPÍTULOS DO EVANGELHO DE MATEUS:

10. MATEUS AGRUPA SUAS ANOTAÇÕES EM TORNO DE QUANTOS SERMÕES? DESTAQUE-OS:


11. ALÉM DOS PONTOS ACIMA, VOCÊ DESTACARIA ALGUMA CARATERÍSTICA ESPECIAL DESTE EVANGELHO? QUAIS?

12. QUAIS FATOS E/OU ENSINAMENTOS DESTE EVANGELHO FORAM MAIS MARCANTES PRA VOCÊ? DESTAQUE O QUE APRENDEU E AS APLICAÇÕES QUE FARÁ EM SUA VIDA APÓS ESTE ESTUDO. 

Recursos relacionados:

"Bio de Mateus"

"Trilha dos Evangelhos"

http://ministerio-c-adolescentes.blogspot.com.br/
Consultas: Bíblias em várias versões: BEM – SBB; BEP – Revista e Corrigida (CPAD); BT - Contemporânea (VIDA); BEPL – Revista e Corrigida (SBB); BPC (CPAD). PEARLMAN, Myer. Através da Bíblia livro por livro (VIDA). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário