terça-feira, 9 de setembro de 2014

Dinâmicas para utilizar no Ensino Bíblico

DINÂMICAS PARA UTILIZAR EM REUNIÕES DE ENSINO BÍBLICO (PG, Células, EBD, CB etc)



Essas dinâmicas podem ser utilizadas para:

- Recapitular um ensino estudado
- Introduzir um assunto/lição para estudo
- Avaliar conhecimento bíblico
- Socializar o ensino

I) “QUAL É A PALAVRA-CHAVE?”

Forme grupos para que respondam as perguntas para descobrirem a palavra-chave.
Formule perguntas relacionadas ao tema estudado que levem a formar uma palavra-chave. Você pode ou não formular as perguntas de modo que a primeira letra de cada resposta corresponda a uma letra da palavra-chave, como desejar.

Como usar a dinâmica:
a) Faça cartões tendo de um lado um número e de outro uma pergunta.
b) A primeira letra da resposta de cada pergunta poderá pertencer ou não à palavra-chave.
c) Pedir a um adolescente que escolha um número. Vire o cartão correspondente ao número e leia a pergunta. E assim até responderem todas as perguntas que se fizerem necessárias para descobrir a palavra-chave.
d) Depois de respondidas todas as perguntas com as dicas, peça a cada grupo que forme a palavra-chave correspondente ao tema estudado.
e) O grupo que responder a palavra-chave igual a que você escreveu ganha um prêmio. (Ponha a palavra-chave em um envelope para apresentar-lhes no final da dinâmica).

Observações:
- As perguntas deverão ser feitas em quantidade suficiente para que descubram a palavra-chave.
- Para responder as perguntas você poderá utilizar as seguintes opções: 1) cada grupo responde uma pergunta; 2) o grupo que souber responde primeiro.

II) “OLHE, LEMBRE E RESPONDA!”

Faça uma lista de questões que deseje recapitular ou avaliar o aprendizado ou o conhecimento bíblico.
Ponha a resposta de cada uma das perguntas em cartões e do outro lado do cartão um número.
Fixe os cartões em um quadro, flanelógrafo ou placa de isopor.
Você pode dividir os adolescentes em grupos ou não.

Como usar a dinâmica:
a) Cartões tendo de um lado um número e do outro lado palavras que correspondem à resposta daquela pergunta. Estes cartões serão presos ao flanelógrafo ou pinos ou outra forma de grudá-los a um quadro com os números à vista.
b) Vire todos os cartões com as respostas e peça à classe que olhe com atenção o que está escrito em cada cartão.
c) Após alguns minutos dados para eles visualizarem as respostas, vire aleatoriamente os cartões com a face dos números.
d) Explicar que irá fazer perguntas cujas respostas deverão ser dadas através dos números. Se o número dado pelo adolescente não corresponder à resposta da pergunta, o cartão voltará a sua posição antiga, isto é, o número para cima.

Observação:
- O líder ou professor terá o cuidado de não colocar os números em sequência.

III) “BOLA DA VEZ”

Como usar a dinâmica:
a) Utilize uma bola pequena.
b) Faça perguntas em tiras de papel, relativas ao tema estudado.
c) Desenvolva o conteúdo da aula.
d) Forme um círculo com todos os presentes na sala.
e) Distribua as tiras de papel entre os adolescentes.
f) Jogue a bola para um deles. Este deverá responder à pergunta que está no seu papel.
g) Caso ele não saiba a resposta, deve jogar a bola para outro aluno que deverá respondê-la. Assim por diante até que alguém responda.
h) Após terem respondido a pergunta, para continuar, aquele que tinha a bola deve escolher um dos alunos para responder sua questão e assim passar a bola para outro caso não saiba e assim sucessivamente até que todas as perguntas sejam respondidas e todos participem...

IV) “ESTUDO POR TODOS”

Esta atividade é ótima para lições da EBD

Como usar a dinâmica:
a) Dividir a classe em grupos.
b) Dividir o assunto em partes iguais ao número de grupos.
c) Entregar a cada grupo parte da síntese do assunto para estudarem durante 10 minutos.
d) Pedir que comentem por escrito o que entenderam e as dúvidas que permaneceram.
e) Trocar as partes e os comentários entre os grupos, pedindo que analisem e completem o trabalho.
f) Prosseguir até que o trabalho volte ao grupo original, que deve rever e dar unidade ao seu tema.
g) Pedir a um componente de cada grupo para que leia o resultado.
h) O líder ou professor faz a conclusão.


V) “ENCONTRE E DESCUBRA”

Esta é uma técnica que pode ser utilizada para começar uma aula ou estudo.

Como usar a dinâmica:
a) Esconda várias gravuras/figuras relacionadas ao assunto que irão estudar.
b) Pedir aos alunos que procurem gravuras escondidas na sala de aula.
c) Quando encontrarem as gravuras peça que “descubram” sobre qual tema irão estudar de acordo com o que eles perceberem nas gravuras e se há relação entre elas.
d) Após a discussão, desenvolva o conteúdo da aula de preferência utilizando as gravuras nos pontos a desenvolver no estudo.

VI) “CADA CASO, UM PONTO”

Como usar a dinâmica:
a) Conforme o assunto que você for ministrar o ensino/lição, desenvolva “estudos de caso” para cada ponto ou tópico que irá explorar. Assim, antes de você apresentar os tópicos da lição ou assunto, apresente inicialmente o “caso prático”, para que os alunos discutam e apresentem soluções à luz da Bíblia e depois apresente para eles o tópico com as referências bíblicas e o direcionamento da Palavra de Deus ao assunto.
b) No final, discutam como nossas conclusões podem mudar e serem melhores quando conhecemos a Palavra de Deus. Analisem as soluções apresentadas antes e depois da exposição do assunto através da Bíblia.

VII) “APF EM AÇÃO”

Como usar a dinâmica:
Divida os alunos nos seguintes grupos:

1)”Apresentador”
2)”Perguntador”
3)”Finalizador”

a) Distribua partes da lição ou do assunto que será estudado entre os grupos.
b) Dê aos grupos 10 a 15 minutos para estudar, discutir e fazer seu relatório, conforme abaixo:

- O grupo “Apresentador” deverá apesentar o assunto (cada membro do grupo poderá ficar com uma parte do assunto para expor para turma)- 5 minutos;
- O grupo “Perguntador” deverá fazer algumas perguntas sobre o assunto para apresentar para turma e assim desenvolver uma pequena discussão sobre o assunto/tema - 5 minutos;
- O grupo “Finalizador” deverá fazer as conclusões do que foi estudado e de sua importância prática para vida deles - 5 minutos.

Obs.: Esse tempo é uma sugestão, você analisará conforme o tamanho dos grupos e os tópicos estudados. Contanto que não ultrapassem 20 minutos ao todo.

c) O líder ou professor finaliza desenvolvendo o que for necessário à complementar o assunto e aplicando o ensino à vida dos alunos.

VIII) “PERGUNTA CIRCULAR”

Como usar a dinâmica:
a) Após estudar a lição ou um determinado assunto, distribua uma folha com algumas questões para recapitulação e fixação do que foi estudado.
b) Ponha uma música ambiente (não muito alto o volume) e entregue a folha e uma caneta ou lápis para um dos alunos iniciarem a rodada.
c) Ao iniciar a música, a começar pelo aluno que recebeu a folha de questões, ele deve responder a primeira questão e logo em seguida entregar ao próximo aluno em sentido horário ou anti-horário (você escolhe) que deverá responder a questão seguinte.
d) Cada aluno terá apenas 1 minuto para responder sua questão.
e) Se a música parar no aluno que estiver com a folha de questões, ele deve ler a pergunta e responder para todos ouvirem.
f) No final da atividade, leia as perguntas e as respostas e discutam sobre elas.

IX) “ZUM-ZUM”

Como usar a dinâmica:
a) Providencie cópias dos tópicos do assunto/lição que irão estudar.
b) Divida os alunos em duplas ou trios.
c) Cada dupla ou trio deve escolher seu líder.
d) Cada dupla ou trio receberá um tópico do assunto e terá 5 minutos para lerem e discutirem o conteúdo.
e) Quando o líder ou professor avisar (pode utilizar um apito ou sino), as duplas ou trios devem se misturar mudando de grupo permanecendo apenas o líder de cada um deles.
f) Os membros que mudarem de grupo devem ouvir do líder do outro grupo o assunto deles e eles devem apresentar àquele líder o assunto de seu grupo também.
g) Eles terão dois minutos para apresentarem seus respectivos tópicos um para o outro. (O líder ou professor marcará o tempo e apitará ou avisará quando deverem mudar de grupo)
h) Os membros das duplas ou trios devem circular interagindo com os líderes dos demais grupos até voltarem para seu líder e grupo original, quando todos tiverem ouvido sobre todos os tópicos da lição/estudo.
i) Após a atividade desenvolva o assunto do estudo ou lição.

X) “CAIXINHA DE SURPRESA”

Como usar a dinâmica:
a) Escreva em pedaços de papel frases, versículos e perguntas relacionados com a lição ou assunto que irão estudar.
b) Cole as frases, versículos e perguntas nas embalagens de bombons ou chocolates e ponha-os em uma caixa.
c) Antes de iniciar o assunto, diga que cada aluno poderá pegar na caixa surpresa um bombom ou chocolate.
d) Depois que cada um estiver com seu bombom ou chocolate, diga que observe a “surpresa” nele contida e o que está escrito nela.
e) Cada um deverá ler o conteúdo escrito na folha ou pedaço de papel fixado no bombom ou chocolate recebido.
f) Quem tiver uma frase ou versículo deverá comentar rapidamente o que entendeu sobre o que leu e quem tiver uma pergunta deverá respondê-la.
g) Com essa atividade, o assunto será introduzido e você poderá depois desenvolvê-lo usando como gancho os comentários e as respostas dos alunos. 

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