sábado, 30 de agosto de 2014

Memorização de Versículos (SMV)

Memorização das Escrituras

Sistema de Memorização de Versículo (SMV)
Memorizar versículo é muito importante para o cristão, guardar a Palavra em seu coração é imprescindível para uma vida santificada na Verdade. Este é um Sistema de Memorização de Versículo bem eficiente e dinâmico, pode ser utilizado individualmente ou por toda a família no culto doméstico. Também perfeitamente adaptável para utilizar com os versículos estudados na EBD, pequenos grupos, células e afins.

Veja as instruções abaixo:

Você pode utilizar uma caixinha de envelopes ou uma pasta ou caixa sanfonada (conforme figuras). Precisará de folhas de fichas pautadas com o número de acordo com o tamanho da caixa ou pasta. Geralmente uso o número 2.  Folhas coloridas para fazer os marcadores com as abas divisórias.


Basicamente, porém, a ideia é que você use uma caixa de arquivo de cartão de índice para organizar cartões que serão girados por quatro seções, como os versículos memorizados.
Diariamente: Por trás deste guia é o novo versículo que você trabalhará para memorizar. Você vai recitar este versículo da aba diariamente até que seja memorizado.

Ímpar/Par: Estes são os seus dois versos mais recentemente memorizados. Para fixá-los na memória, você poderá recitar um em dias ímpares e o outro em dias pares.

Segunda-feira a sexta-feira: Em seguida na rotação são os dias da semana. Você recita o versículo em seu dia "atribuído" da semana, para mantê-los frescos em sua mente.

Dia do Mês: Por fim, estes são os versículos que você já deve saber muito bem. Você vai continuar a recitá-los uma vez por mês, para que eles não sejam esquecidos.

Quando começamos, obviamente, não havia versículos por trás de cada guia - especialmente no dia das guias meses. Elas serão preenchidas aos poucos, diariamente, à medida que você for inserindo novos versículos.
Assim, por exemplo:
Assim, por exemplo, vamos começar hoje, dia 25/8/2014, segunda-feira. Então, fizemos uma leitura e escolhemos o versículo (exemplo: Efésios 2:8-10). Este versículo irá para guia/aba “diariamente”. No dia seguinte, terça-feira você fará uma nova leitura e escolherá um novo versículo (exemplo: Tiago 1:22), então ele irá para guia “diariamente” e o versículo do dia anterior(Efésios 2:8-10) irá para guia “par”. No terceiro dia (quarta), um novo versículo será escolhido e irá para o guia “diariamente”, o versículo lido na segunda-feira, dia 25, se estiver memorizado, irá para guia de segunda, o de terça irá para guia ímpar. Na quinta-feira, você terá novo versículo colocado na guia “diariamente”, o versículo da segunda, dia 25, se estiver memorizado, irá para a guia do dia mês correspondente, o da terça irá para guia de terça, o de quarta irá para a guia “par” e assim sucessivamente. Em um dia, você lerá um novo versículo da guia “diariamente”, lerá um versículo da guia “par” ou “ímpar”, recapitulará o versículo correspondente ao dia da semana e também o do dia do mês. Veja figura abaixo:

Para visualizar melhor, veja as imagens abaixo:



















Veja uma sugestão usando uma pasta sanfonada:





Nenhum comentário:

Postar um comentário