quinta-feira, 6 de março de 2014

Mulher, agraciada e bendita!



 Mulher, agraciada¹ e bendita²!

Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. Lucas 1:38

Eu fico imaginando sua pele reluzente ao sol, seus cabelos ao vento, e quanta doçura. Nela havia um coração que seria escolhido e com isso mudaria a História da Humanidade. Uma moça aparentemente como qualquer outra, quem sabe assim se sentia. Estava ocupada com os preparativos, logo logo seria seu casamento e quantos planos, ah quantos planos... imagino como seria seu chá de panela, sua despedida de solteira. Eu penso cada coisa rs. Amo imaginar, sonhar com o que diz as Escrituras... A vida de Maria parecia seguir o ritmo natural, mas Deus viu nela algo especial e por isso a escolheu, seu corpo, alma e espírito estavam prontos para algo surpreendente que jamais ela poderia imaginar. Um desafio inesperado mudaria sua vida e seus planos para todo o sempre. Dependia da disposição de seu coração em obedecer. Imagina receber a visita de um anjo? Uau, deve ser indescritível, penso que eu desmaiaria de emoção kk. 

Deus ao visitar Maria a "elogia" (Deus sabe como gostamos de ser elogiadas): “Agraciada e Bendita entre as mulheres”! Lucas relata-nos todo o ocorrido da visita de Gabriel a Maria (Lucas 1:26-38). Ela não entende o que significam aquelas palavras, foi preciso que o anjo a acalmasse: “Não temas”, ela achou graça diante do Pai! Ela seria mãe, mesmo antes de se casar, porque não era simplesmente um filho, sua concepção seria pelo Espírito Santo, Ele era o Salvador do Mundo, o Filho do Altíssimo, o Santo = Jesus. Maria talvez continuasse sem entender aquelas palavras, como? Eu? Por quê? Gabriel pacientemente a explicou tudo como iria acontecer (v35), pois para Deus nada é impossível! (v37). Acredito que tudo parou naquele instante, qual seria a reação de Maria? E o casamento? E os seus planos? O que as pessoas iriam pensar? E meu noivo José? Eu, grávida, como entenderiam? Minha família? Os amigos? Parece que essas preocupações não prevaleceram em Maria, após ouvir o anjo, duas frases expressam a essência de seu coração e a compreensão do verdadeiro sentido de sua vida. Disse ela: “Eu sou a serva do Senhor. Cumpra-se em mim segundo a tua palavra.”(v38). Deus com plena certeza já sabia que Maria iria responder afirmativamente à sua vontade. 

Nesse dia da Mulher quero destacar a "Mulher-Maria", não falo em adorar Maria, não! Falo comemorar (trazer à memória) o seu exemplo e almejar ter um coração também disposto a cumprir a vontade de Deus acima de tudo, acima da minha vontade! Você tem seus planos, sua vida, suas preocupações, sua rotina, mas o Senhor vê você, acompanha seu dia a dia, conhece seu coração, seus pensamentos, seus desejos, você não está despercebida aos olhos do Pai. Seja qual for o lugar que você mora, qualquer que seja o seu nome, Ele te visita todos os dias, é o Deus presente, por meio de seu Filho você é filha dEle e por isso o Espírito dEle habita em você, Deus mora em você, tem graça maior? 

Infelizmente vejo a cada dia, moças despercebidas da presença do Senhor, ocupadas e demasiadamente preocupadas, mas não com o que é dEle, quantas delas ardentes em sensualidade, seus corações estão distantes da vontade do Pai. Mesmo assim o Senhor não se cansa de esperar: 1) seu reconhecimento – sou serva do Senhor! E, 2) sua atitude e sentido da vida – cumprir a vontade de Deus na vida. Está aqui o segredo de Maria, seu nome era comum, seus dias e ocupações como os de qualquer moça, mas o seu coração era o diferencial entre todas as Marias-Mulheres do mundo. Hoje Deus quer que reconheçamos que somos mulheres pecadoras, que necessitamos do perdão do Senhor e que por meio da fé em Cristo Jesus, por graça, somos salvas (Ef 2:4-10). Não somos nós que somos excelentes e perfeitas por mérito próprio, é Jesus em nós por sua graça que nos torna aceitáveis a Deus. Ele nos amou primeiro, não é pelo que você faz a grande diferença, mas Jesus em ti, é por intermédio dEle pela graça de Deus. Quanto mais de Jesus você tiver, mas agraciada e bendita você será diante do Pai. Saiba que para Ele nada é impossível, você e eu, nós mulheres podemos em Cristo achar graça diante do Pai.

Nesse dia, gostaria de convidá-la a refletir sobre a disposição de seu coração, de sua alma e do seu espírito em amar a Deus acima de todas as coisas e de priorizar a vontade dEle em sua vida. Se Cristo é o centro de seu viver, isso se refletirá no fruto do Espírito em sua vida, você não será dominada pela sensualidade e futilidade, mas será guiada pelo Consolador (Rm 8:14), sua conduta e atitudes serão irrepreensíveis (1 Co 13:5; Fp 1:10; 2 Ts 3:7; 1 Tm 3:2; Tt 2:3), inculpáveis (Fp 2:15; 3:6; Cl 1:22; 1 Ts 3:13; 5:23; 2 Pe 3:14), inofensivas (Rm 16:19; Fp 1:10; 2:15; Hb 7:26) e sóbrias (Pv 4:23; 1 Tm 5:22; tg :27; 1 Jo 5:21; Jd 1:21), em tudo você glorificará a Deus (1 Co 10:31). Difícil? Para Deus tudo é possível, podemos todas as coisas em Cristo que nos fortalece (Fp 4:13). Você busca um referencial feminino na vida? Que tal Maria! Você almeja um alvo? Que tal Jesus!

Seja uma Mulher da Palavra!
Seja Cheia do Espírito!
Seja Virtuosa, e não sensual!
Glorifique a Deus!

Que a paz e a graça de Deus estejam em sua vida.
Feliz dia, Mulher de Deus!

Abraços, Jan J

Notas:
¹Agraciada – dotada de honra especial, tornar aceita, ser favorecida; a benevolência divina para com Maria. Assim também Deus é para conosco por meio de Jesus, seu Filho. (Efésios 1:6)
²Bendita - abençoada

Nenhum comentário:

Postar um comentário