domingo, 2 de fevereiro de 2014

DINÂMICAS RÁPIDAS PARA ACAMPAMENTOS OU RETIROS

DINÂMICAS RÁPIDAS PARA ACAMPAMENTOS OU RETIROS



1- “BALDEBOL”
Todos os participantes formam uma fila. Do outro lado uma cadeira e um balde. Ao sinal, o primeiro da fila senta na cadeira e coloca o balde na cabeça. O que ficou agora como primeiro da fila deve jogar uma bola com o objetivo de acertar dentro do balde. Em seguida o participante que lançou a bola ocupa a posição daquele que estava sentado. O que estava sentado volta para o final da fila. Cada equipe deve acertar 05 bolas.
Material necessário: 25 bolas (bexigas d’água); cinco baldinhos feitos com garrafa pet e elástico para segurar. (essa quantidade é para 5 grupos, mas você pode fazer com mais ou menos grupos)

2- PROTEJA A BOLA
Todas as equipes devem se manter dentro de um espaço delimitado. Todos participantes recebem uma bexiga, a qual deve ser amarrada na altura do joelho. Ao sinal, cada participante deve proteger a sua bexiga e, ao mesmo tempo, tentar estourar as bexigas dos membros das outras equipes. Uma vez que sua bexiga é estourada o participante é excluído da brincadeira e, portanto, deve se retirar do espaço delimitado.
Material necessário: bexigas; barbante para cada participante.

3- PEGA-PEGA FITA
As equipes devem se manter dentro de um espaço delimitado. Todos participantes recebem um pedaço de fita, a qual deve ser fixada na parte de trás da cintura. Ao sinal, cada participante deve proteger a sua fita e, ao mesmo tempo, tentar retirar as fitas dos membros das outras equipes. Uma vez que sua fita é retirada o participante é excluído da brincadeira e, portanto, deve se retirar do espaço delimitado.
Material necessário: fitas feitas com papel macio para cada participante.

4- PROTEJA SE PUDER
Todas as equipes juntas devem unir suas mãos e formar uma grande roda. Na frente de cada grupo é colocada uma garrafa formando, assim, um círculo menor. Ao sinal e sempre de mãos dadas, os participantes devem se movimentar de forma que consigam proteger a garrafa que representa o grupo e, ao mesmo tempo, conseguir derrubar a(s) do(s) grupo(s) rival(is).
Material necessário: garrafas pintadas em cores diferentes (uma para cada grupo)

5 – PONHA A GARRAFA
 Um grupo de 6 ou 8 adolescentes devem segurar ou amarrar cordas em suas cinturas e as outras pontas de suas cordas devem estar amarradas numa garrafa pequena de água mineral (vede figura abaixo). Todos juntos devem colocar a garrafa dentro de uma garrafa maior ao centro (garrafa cortada formando abertura para que a outra entre).  Material necessário: Barbantes, uma garrafa pequena e uma garrafa maior cortada (para cada grupo)


6- PASSA ANEL
Lado a lado, os participantes receberão um palito que deverá ser colocado na boca. Permanecendo com o palito sempre na boca, sem segurá-lo com as  mãos, o primeiro da fila colocará o anel no palito e passá-o para o(a) colega ao lado. Não é permitido o uso das mãos nem mesmo sair da posição original. O objetivo é fazer com que o anel chegue até o último da fila. Se o anel cair, a equipe deve recomeçar a prova.
Material necessário: anel; caixa de palitos

7- CAMINHADA MALUCA
Cada equipe deve formar uma fila totalmente unida do começo ao fim. Nela todos os integrantes devem se unir em duplas, costas com costas. Ao sinal a equipe devem caminhar até o ponto determinado. Se a equipe se soltar volta ao início. Toda equipe deve ultrapassar a faixa limite da prova.
Material necessário:sem material

8- CAMINHADA DO ENVELOPE
Toda equipe deve participar da caminhada saindo de um lado até chegar ao outro pisando sobre dois envelopes. Enquanto o participante se desloca o outro participante posiciona o envelope no chão para que seja pisado. Se pisar fora deve recomeçar. Após todos passarem, a equipe deve abrir o envelope e responder a pergunta.
Material necessário: envelopes (dois para cada equipe); elaborar 5 perguntas-desafio para cada envelope.

9- PROCURA CHULÉ
Nesta prova, três integrantes de cada equipe de mãos dadas. Quem ficar no meio será cego e mudo e contará apenas com a ajuda dos companheiros ao lado. Os calçados devem ser misturados. Em seguida cada dupla ou trio deve ser amarrada pelas mãos. Ao sinal devem procurar e calçar seus respectivos calçados sem se soltar. O participante que é “cego e mudo” também não pode usar as mãos para se calçar.
Material necessário: vendas; panos ou fitas para mordaças para cada grupo

10- QUEM SABE SABE
Cada equipe recebe uma cartolina e uma caneta. Durante três minutos a equipe deverá escrever em ordem alfabética, nomes de personagens bíblicos de A a Z. Vence a equipe que escrever o maior número nomes e mais rápido.
Material necessário: cartolinas e pincéis atômicos para cada grupo.

11- TRAVESSIA EFERVESCENTE
As equipes formam fila na borda da piscina sendo que apenas um membro deve ficar do outro lado. Ao sinal o primeiro da fila abre um “Sonrisal” e segurando-o pela mão deve atravessar a piscina sem molhá-lo. O participante que está do outro lado recebe o “Sonrisal” e deve fazer o mesmo e, assim sucessivamente, até terminar a fila.
Material necessário: cinco comprimidos de “Sonrisal”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário