segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Ponto de Reflexão: PRUDÊNCIA


É possível alguém que sempre agiu impulsivamente tornar-se uma pessoa prudente? É claro que sim! Porém, há algumas coisas que são necessárias para que ocorra essa mudança. Você precisará:

CONTROLAR SEUS IMPULSOS – Aprender a controlar os impulsos é o passo inicial para quem pretende tornar-se prudente (Pv 16:32; 21:17; 25:28). Para isso, é necessário: objetivo, força de vontade, paciência, disciplina e, sobretudo, temor a Deus.

AGIR PELA RAZÃO – Quem usa a razão é capaz de pensar antes de agir para não errar. Portanto, procure refletir sobre quem manda em você, se a razão ou a emoção. Tome consciência dos seus atos e suas ações, tendo o cuidado para agir sempre com prudência.

DEIXAR O ESPÍRITO SANTO ATUAR EM SEU CARÁTER – Para tornar-se prudente, algumas pessoas precisam aperfeiçoar o seu caráter por meio da atuação do Espírito Santo. O caráter é o conjunto das qualidades boas ou más de uma pessoa que determinam sua conduta em relação a Deus, a sim mesma e ao próximo. Pelo nosso caráter, mostramos aos outros como agimos. Percebeu? Para ter o caráter moldado pelo Espírito de Deus, é preciso ocorrer duas coisas: você precisa livrar-se do antigo modo de vida e revestir-se do Espírito Santo. Revestir-se é vestir-se novamente. Nesse caso, O Espírito Santo passa controlá-lo por completo, de modo que suas ações passam a serem moldadas por Ele (Romanos 8:5-11). Portanto, trabalhe em conjunto com o Espírito Santo para aperfeiçoamento do seu caráter (2 Coríntios 3:18).

Independentemente das circunstâncias, pense sempre antes de agir, tome as melhores decisões da sua vida. Não aja pelo impulso, mas pela razão. Quando escolhemos fazer aquilo que é certo, evitamos graves problemas em nossa vida.

Se você precisa de prudência busque-a em Deus através da oração e do estudo da Palavra de Deus, tema ao Senhor e esforça-te para fazer o bem!

Fonte: Extraído da Lição Bíblica – Mestre 5 – Adolescentes Vencedores – Conselhos para o dia a dia, pág. 78,79. CPAD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário