segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

10 formas de envolver os pais no ministério de adolescentes

10 formas de envolver os pais no ministério de adolescentes.

Ouvimos muitos líderes se queixando que os pais dos adolescentes, em sua maioria, não participam do ministério de adolescentes. Muitas vezes o líder ao fazer o planejamento das atividades, esquece que tem que pensar também na família e ter projetos que também envolvam os pais no ministério. Aqui temos 10 dicas de como você pode envolver mais os pais dos adolescentes, isso é fundamental para o êxito no ministério com eles.

1 - Planeje seu calendário pensando também nas famílias - as famílias de hoje estão ocupados e passam pouco tempo juntos. Cuidado com o calendário da igreja. Não adicione atividades apenas para preencher o tempo. Pense nas famílias em seu planejamento. Não é a quantidade de atividades que faz a diferença em um ministério, mas a qualidade e propósitos com que se faz. Seja equilibrado em seu planejamento para o ministério.

2 - Realize pesquisas com os pais - pergunte coisas importantes que podem servir para o planejamento. Seus pontos de vista são necessários para o ministério, o fato de você perguntá-los contribuirá para que eles se sintam importantes e ouvidos.

3 - Formar um Conselho de Pais - O conselho de pais vai dar muito apoio ao grupo. Você pode convidar os pais de diferentes níveis de compromisso para ajudar com ideias, aconselhar, conversar sobre o que está acontecendo em suas famílias e ajudá-lo a ver as coisas que você não vê no ministério ou na vida dos adolescentes do seu grupo.


4 - Reunião Trimestral de pais - a cada 3 meses pode reunir-se com todos os pais do ministério para dar-lhes a oportunidade de falar e para informá-los do que está por vir no programa do ministério.

5 - Publicar um boletim único e exclusivo para os pais - elabore e imprima um boletim para os pais, essa é uma boa ideia para manter o contato com eles, fornecer recursos, e mostrar interesse em suas vidas. Além disso, os pais ficam informados sobre as atividades que envolvem o filho deles.

6- Forme um grupo de pais de oração – a oração para as famílias de sua igreja deve ser uma prioridade. Os ataques inimigos estão afetando muito os pais, seus casamentos, e suas relações com os seus filhos. Procurar por uma equipe que irá orar com todo o seu coração para as famílias, seus filhos e seu ministério com eles. Outras pessoas, além dos pais, também podem participar desse grupo, para interceder pelas famílias. Nesse grupo eles podem compartilhar de suas lutas, dificuldades e juntos buscar a Deus pelas famílias.


7 - Criar uma biblioteca de recursos para os pais - muitos pais estão à procura de recursos para entender melhor os seus filhos. Parte do trabalho do líder de adolescentes da igreja é estar apoiando-os no seu papel de pais. Nós podemos pesquisar e encontrar grandes recursos, artigos, livros e outras coisas e colocá-los em um lugar acessível para os pais.

8 - Reduzir os custos para as famílias - uma família com três ou mais filhos adolescentes têm muitas despesas, se o seu ministério está sempre fazendo atividades dispendiosas, pense sobre isso quando planejar por exemplo, o seu acampamento e considere a situação, famílias com mais filhos bem que poderiam ter um desconto. Que tal?

9 - Socializar com os pais de seu ministério - passar o tempo com os pais ajuda você a conhecer e se relacionar melhor com eles, e lhes dá a chance de vê-lo como um ser humano normal. Também fará que as reuniões formais sejam mais fáceis e mais eficazes ao ministério. Isso inclui visitas aos lares dos adolescentes!

10 - Celebre com os pais de seu ministério - que eles saibam que são importantes para você e para o ministério de adolescentes. Encontre formas de recompensá-los e incentivá-los em seu trabalho pelo ministério. Se você puder, faça uma atividade agradecendo-lhes pelo apoio, mostre o apreço que você tem para com eles. Uma boa é lembrar-se de seus aniversários, com um cartão singelo. Isso pode fazer muita diferença aproximando mais os pais do ministério de adolescentes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário