sábado, 23 de novembro de 2013

Festa da Pipoca!

“A FESTA DA PIPOCA!”

Que tal aproveitar as férias e fazer algumas festas temáticas com os pré-adolescentes e ou adolescentes? Você pode fazer também essas festinhas para confraternização, no encerramento das lições da Escola Bíblica, para fechar uma série de estudos no Clube Bíblico ou Célula etc.

Primeiramente vamos para a organização, trabalhar em equipe é sempre a melhor opção, se você não tem pessoal suficiente em sua equipe de liderança, não se preocupe, envolva os próprios adolescentes nas atividades, eles já podem e devem servir, são capazes e muito criativos, tem energia e disposição, aproveite para envolvê-los ativamente nos trabalhos.

Vamos lá!

EQUIPES

EQUIPE 1 – PROGRAMAÇÃO
Essa equipe ficará responsável pela elaboração do programa, e pela divisão do trabalho das outras equipes. Escolherá local, data, horário, convites, atividades que serão realizadas, lanche, período devocional, louvor etc.

Veja os pontos básicos para elaboração do programa da festa:

1. Recepção e Apresentação dos visitantes
2. Período dos cânticos
3. Quebra-gelo
4. Período devocional
5. Atividades (dinâmicas e brincadeiras)
6. Lanche
7. Encerramento

EQUIPE 2 – ORNAMENTAÇÃO
Essa equipe ficará responsável pela ornamentação do local da festa. Enfeite a sala de modo atraente e criativo. As cadeiras deverão ser colocadas em círculo para que tenha um bom espaço para as brincadeiras, a não ser que haja um espaço tipo palco na frente onde possa fazer as atividades. No espaço central ponha um cartaz bem bonito com um fundo vermelho (pode ser outra cor) e letras recobertas de pipocas, escrito: BEM-VINDOS À FESTA DA PIPOCA!!!

EQUIPE 3 – RECEPCIONISTAS
Duas ou três pessoas para receber os que vão chegando, especialmente os visitantes não crentes, podem usar alguma roupa especial ou identificação com o nome da pessoa que irá recepcionar.

EQUIPE 4 – LANCHE
Esta equipe ficará responsável para fazer as pipocas. Para ficar mais prático e ter pipocas quentinhas na hora, você pode alugar um ou dois carinhos de pipocas, sirva-as em saquinhos/copos, com refrigerantes ou sucos naturais. Podem ser feitas vários tipos de pipocas: salgadas, doces, coloridas, caramelizadas etc. A festa é só com pipoca, mas se preferir, você pode utilizar outros pratos feitos com milho, como o mingau de milho com coco e canela, a canjica, o milho cozido ou assado etc. A equipe deve providenciar também as pessoas que irão servir na festa, ou se haverá um local onde os próprios convidados podem se servir e pegar o lanche.

Atenção!
Com antecedência, faça bastante pipoca para serem usadas nas brincadeiras. As pipocas que serão consumidas podem ser feitas na hora da festa, pouco tempo antes de serem servidas.

EQUIPE 5 – DEVOCIONAL
A esta equipe cabe uma responsabilidade singular: preparar o momento devocional. Escolham a temática bíblica para a festa, pode ser um tema para os adolescentes cristãos ou pode ser um tema evangelístico (se o propósito da festa for o evangelismo e convidarem adolescentes não crentes). Escolha as pessoas que apresentarão o período de louvor, outra pessoa que levará a reflexão bíblica e fará o apelo.

EQUIPE 6 – CONVITES
Esta turma elaborará os convites. Eles podem ser confeccionados em pequenos cartões de cor vermelha com pipocas estouradas coladas ao cartão ou de um modo mais simples (veja sugestão abaixo). A turma distribuirá os convites para os adolescentes do grupo e também para aqueles adolescentes que não se enturmaram ainda, vão para igreja esporadicamente e ainda não se enturmaram, se o propósito for evangelístico, peça que os adolescentes distribuam os convites para seus colegas adolescentes, da escola, vizinhança etc.

OBS.: Se achar necessário, esta equipe também pode ficar responsável para confeccionar as lembrancinhas da festa, pode ser um marcador de bíblia, um saquinho de milho enfeitado e um versículo colado, um cartão com versículo etc. Essa opção é facultativa!

Sugestão de convite:



EQUIPE 7 – SOM
Sem essa equipe fica difícil de ter uma boa festa. Eles ficam responsáveis por toda parte de som do evento, equipamentos, instrumentos e microfones, caixas de som, enfim, tudo para que seja possível os ensaios e a apresentação do louvor, ministração da Palavra, a apresentação da festa em geral. Podem ficar também responsáveis pelo datashow, slides de apresentação dos cânticos e vídeos etc.

EQUIPE 8 – ATIVIDADES (dinâmicas, quebra-gelo, jogos e brincadeiras)

Esta equipe deverá preparar com antecedência os tipos de atividades que realizará na festa, ver material que precisará utilizar nas atividades, animar e envolver a todos os participantes.

ATIVIDADES


- Quebra-gelo:
Seguem abaixo duas opções:

1º) Você pode desenhar várias pipocas grandes de diferentes cores e depois cortá-las pela metade. Em um dos lados pode escrever o início de frases para serem completadas pela outra banda da pipoca, como por exemplo: em um dos lados escreve – “eu sou um sapato...” , no outro lado da pipoca escreve: “eu sou o pé desse sapato”; e assim faça outras frases para que se completem. Você pode escrever também provérbios populares ou versículos bíblicos do livro de salmos ou de provérbios. Cada pessoa que for chegando vai recebendo uma banda de pipoca. Quando começar a festa, após a recepção dos visitantes e boas-vindas, você pode pedir que cada pessoa que recebeu sua banda de pipoca, procure sua outra metade em 3 minutos, assim todos irão se entrosar e conversar uns com os outros até encontrarem seu par. Quando encontrarem seu par, deverão conversar por uns instantes, saber nome, cor preferida, a que igreja pertencem etc.

2º) Na entrada da festa cada pessoa receberá uma pipoca, serão distribuídas pipocas de várias cores, quando começar a festa, pedir que todos formem um grande círculo. Todos devem segurar a pipoca que receberam. Ao som da música o grande círculo deve se mover para um dos lados (todos andando em círculo), direito ou esquerdo. Quando a música parar o dirigente da atividade deve dar um comando, aquilo que o dirigente falar todos do círculo devem fazer, veja alguns comandos abaixo (você pode criar outros):
Atenção: todos devem ter cuidado com sua pipoca para não quebrar.

- Todos circulando no grande círculo com a pipoca em uma das mãos e com a outra segurando a mão da pessoa ao seu lado...
Comando 1 – (para a música) e diz: “misturem-se e troquem sua pipoca com alguém que você não conhece ou tem pouco contato...”
- Quando a música começar novamente, todos devem voltar para o círculo, segurando sua pipoca, ao som da música, todos continuam no mesmo movimento (escolha um dos lados)
Comando 2 – (para a música) e diz: “ao sinal de já, joguem suas pipocas para cima e cada um pegue outra pipoca de cor diferente da sua.”
- Solta a música e todos devem voltar rapidamente para o círculo...que deve continuar em movimento, cada um com sua pipoca na mão.
(antes do comando 3, quando eles estiverem em círculo, ponha um grande cesto no meio do círculo, para que ao sinal de comando eles possam colocar suas pipocas no cesto)
Comando 3 - (para a música) e diz: “todos devem colocar sua pipoca no cesto, não pode ficar nenhuma pipoca no chão, depois cada um procure uma cadeira para sentar-se...”
- Depois do comando 3 todos voltam a sentar-se nos seus lugares para continuar o programa da festa.

Obs.: o quebra-gelo é para descontrair e entrosar o grupo no início de uma atividade, não deve levar muito tempo, apenas uns 5 minutinhos e logo todos devem se acomodar novamente para continuação do programa.

Veja outras sugestões de quebra-gelo aqui

- Brincadeiras:
Para as brincadeiras você pode dividir o pessoal em grupos coloridos, esses grupos podem ser divididos com fitas coloridas que receberão na recepção, ou crachás coloridos de pipoca desenhada que serão fixadas na roupa ou em formato de crachás.
Atenção! Leia atentamente cada brincadeira e separe os materiais que devem ser utilizados para cada uma delas.

Sugestões:

1) “Acertando a pipoca (no alvo)” – Numa folha de cartolina branca, desenhar um saco de pipoca vazio, no centro do saco desenhado, ponha um desenho de uma pipoca. Com os olhos vendados, um dos participantes do grupo tentará colar uma pipoca no interior do desenho, exatamente no local onde está desenhada a pipoca. Quando chegar a vez de cada participante, o dirigente passará um pouco de cola na pipoca e a entregará ao representante do grupo, que com a ajuda deles deve caminhar até o local onde tem o saco de pipoca desenhado e colar sua pipoca em cima da pipoca desenhada.

2)Desenhando pipocas” – Cada grupo receberá uma folha de papel oficio em branco e uma caneta. Dado um sinal, o representante do grupo desenhará o máximo de pipocas possíveis. Esgotado o tempo de 30 segundos, deverão entregar o seu desenho como estiver. Uma comissão julgará os desenhos e indicará o melhor desenho com o maior número de pipocas desenhadas.

3)Jogando pipoca” – Cada grupo escolherá três participantes, eles ficarão alinhados um ao lado da outro, tendo uma pipoca na mão, cada grupo terá sua pipoca de cor diferente dos outros grupos. Dado um sinal, deverão jogar a pipoca para frente. Quem conseguir jogar a pipoca mais distante será o vencedor. No final, deverá ser feita uma jogada eliminatória com os vencedores de cada grupo. Desse modo, será escolhido o vencedor da brincadeira.

4) “Enchendo de pipoca” – Os grupos devem formar círculos com a mesma quantidade de pessoas, a pessoa que está no início do círculo deverá segurar uma vasilha com pipocas e um copo, na outra ponta do círculo a pessoa deve segurar um saco de pipoca vazio. Ao sinal do dirigente, cada grupo deve encher o copo de pipoca e passar (de mão em mão) por cada um dos componentes do grupo que estão em círculo, até que chegue naquele que estiver segurando o saco de pipoca vazio, depois devem voltar o copo vazio de mão em mão até a pessoa que está segurando a vasilha com as pipocas, que deverá enchê-lo de pipoca e passar novamente para os outros que levarão até a pessoa que estiver com o saco e assim deverão fazer até que o saco que estava vazio seja cheio de pipoca. O grupo que encher primeiro é o vencedor da partida.

5) “Corrida de pipoca” – Formar dois grupos com duas filas paralelas, cada uma delas com o mesmo número de participantes (5 participantes). Cada componente dos grupos receberá uma colher de sopa. A uma distância de três metros do início de cada fila, marcar um ponto de chegada. À frente de cada fila, sobre uma cadeira, colocar 20 pipocas. Dado um sinal, os grupos darão início à brincadeira. Cada participante do grupo, um por vez, pegará uma pipoca e levará a pipoca com a colher até o ponto de chegada, onde estará alguém com um saquinho para recebê-la. Em seguida, voltará e entregará a colher ao próximo da fila e passará para trás. A brincadeira prossegue até que todas as pipocas tenham sido transportadas pelas equipes. Será vencedora a equipe que conseguir transportar as pipocas em menos tempo.

6) “Caça às pipocas” – colorir 10 pipocas com anilina: três verdes, três amarelas, três azuis e uma vermelha. Antes do início da festa, esconder as pipocas em diversos pontos da sala. Na hora da brincadeira, formar duplas entre os participantes. Dado um sinal, as duplas sairão à procura das pipocas coloridas. Para cada cor, atribuir um valor diferente: um ponto para a verde, dois pontos para a amarela, três pontos para a azul e 10 pontos para a vermelha. Vencerá a dupla que conseguir fazer o maior número de pontos, de acordo com as pipocas encontradas. O tempo para a brincadeira poderá ser de 2 a 3 minutos.

7) “Passa a pipoca?” -  Todos os grupos formam um grande círculo. Antes da brincadeira começar, um participante de cada grupo é escolhido para passar a pipoca e outro para descobri-la. É preciso escolher antes quem deverá passar a pipoca e quem deverá descobrir onde ela está. O restante do grupo permanece em círculo com as mãos unidas e entreabertas, como uma concha fechada. O participante que vai passar a pipoca também posiciona as mãos em formato de concha, mas com a pipoca dentro. Ele deve passar as mãos dele por dentro das mãos de cada participante. Em um determinado momento ele escolhe um dos participantes do seu grupo e deixa a pipoca cair nas mãos dele sem que o resto do grupo perceba. Depois ele deve passar pelo menos mais uma vez pela fila inteira novamente, para que ninguém desconfie onde está a pipoca.  Depois disso, o participante do outro grupo deve descobrir onde a pipoca está. Se acertar - a pessoa que estiver com a pipoca faz um barulho de estouro - o grupo dele ganha o ponto.  Se errar – a pessoa não faz barulho de estouro - o grupo do que passou a pipoca ganha ponto. 


A brincadeira pode ficar mais interessante se o passador tiver, além da pipoca, mais de um objeto na mão. Pode ser um anel ou um caroço de milho por exemplo. 

8) “Pipocando” – Cada participante dos grupos deve receber um balão cheio de ar com caroços de milho dentro (pelo menos 5 caroços em cada balão para não ficar muito pesado), ao sinal do dirigente todos devem jogar seus balões para cima, quando os balões forem caindo, cada componente deve estourar os balões que conseguirem pegar. Ao estourar os balões, os milhos dentro deles cairão no chão e se espalharão, em 30 segundos, os grupo devem catar os caroços de milho que caírem, quando terminar o tempo, serão contados quantos caroços de milho cada grupo conseguiu, quem tiver catado mais caroços, ganha a prova.

9) “Quem pega mais” – Separe três componentes de cada grupo, e dê a eles uma vasilha com pipocas. Estipule uma distância em que alguém deverá segurar um copo vazio para que eles ponham as pipocas dentro. Ao sinal do dirigente, de um por um, os componentes dos grupos devem por o máximo de pipocas que puderem carregar nas costas de uma das mãos, levar até onde está o copo e colocar as pipocas dentro. Em três minutos, o grupo que tiver mais pipocas no copo, ganha a prova.

10) “Lança o milho” – Cada grupo escolhe um componente para representá-lo. Este componente que representará seu grupo receberá um saco com milho para pipoca, em sua frente numa distancia de no máximo 2 metros, haverá um copo que deverá ser grudado no chão (copo de plástico dá para ser grudado com fita gomada). Ao sinal, ao tempo de 1 minuto, o representante de cada grupo deve lançar o milho para dentro do copo de pipoca, após o tempo, aquele que tiver mais milho de pipoca dentro do copo será o vencedor da prova.

Outra opção mais desafiadora para esta brincadeira é diminuir a distância e ao invés de usar o copo, utilizar uma garrafa com a boca mais alargada.

OBS.: Se desejar, procure na internet, em sites confiáveis,  a origem e curiosidades sobre a pipoca para informar aos participantes da festa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário