segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Ponto de Reflexão: O meu vocabulário e o de Deus!


Desejo que as palavras da minha boca e os meus pensamentos íntimos sejam sempre agradáveis ao Senhor, minha Rocha e meu Libertador! Salmos 19:14

Não foi à toa que Davi era o homem segundo o coração de Deus (1 Samuel 13:14), ninguém expressou tanto seu desejo íntimo de agradar a Deus como ele. Sempre que leio este versículo (Sl 19:14) procuro refletir sobre minhas palavras e pensamentos. Também desejo que sejam agradáveis a Deus! E você?!
Já percebeu que, infelizmente, muitos cristãos andam se descuidando disso, e se esquecem de que não somente aquilo que falamos ou pensamos, mas também aquilo que escrevemos deve ser agradável a Deus. Diz em Mateus 12:34b: “...do que há em abundância no coração, disso fala a boca”. Ninguém pode tirar coisas boas de seu tesouro se nele só há coisas más! E de um poço, podemos tirar dois tipos de água, uma boa e outra ruim? Claro que não. Assim de nós, não se pode louvar a Deus e ao mesmo tempo proferir palavras que ofendam a Deus. Não é difícil ver nas páginas do Facebook de muitos que se denominam servos de Deus escreverem, curtirem e compartilharem coisas que são completamente contrárias à Palavra de Deus. Parece puro descuido ou seria descaso? O que sei é que infelizmente isso tem refletido em péssimos testemunhos e escandalizado aqueles que gostariam de conhecer a Deus através dos que professam Seu nome.  Como têm sido suas palavras, pensamentos, escritos, Deus se agradaria deles? Pense bem e reflita um pouco se é necessário haver alguma mudança, peça a ajuda do Espírito Santo e alimente-se mais da Palavra de Deus e daquilo que é bom e edificante para sua vida. Procure as melhores companhias e seja saudável de mente, coração e lábios. Devemos conservar o modelo das sãs palavras...na fé e no amor que há em Cristo (2 Timóteo 1:13). Das palavras agradáveis e temperadas com sal (Colossenses 4:6). Irrepreensíveis e saber refreá-las (Tito 3:2 e Provérbios 17:27). Quem guarda a sua boca preserva a sua alma! (Provérbios 13:3). Que tal todos os dias fazermos essa mesma oração de Davi? Que Deus nos ajude a termos palavras faladas e escritas, e pensamentos que agradem a Deus e glorifiquem seu nome. Além de orar é importante também vigiar, evitando o mau e procurando somente o que é bom. Lembre-se sempre: Aquilo que não pertence ao vocabulário de Deus também não deve pertencer ao seu!

Dicionário Houaiss:
* Vocabulário: conjunto de palavras conhecidas e utilizadas por uma pessoa
* Irrepreensível: que não se pode censurar.
*Refrear: Controlar, ter freio, controle.
*Sãs: saudáveis, confiáveis, proveitosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário