sábado, 7 de setembro de 2013

Recursos Variados para estudar a Bíblia com os Adolescentes


Recursos Variados para estudar a Bíblia com os Adolescentes



Você pode usar vários métodos para estimular os adolescentes a estudarem a Bíblia. A cada mês, temporada ou período você pode usar um método novo, tenho feito isso com os adolescentes e funciona bem. Veja alguns desses recursos abaixo:

- Tem o BiO - Bíblia e Oração = Vida. Com esse método simples você escolhe um livro da Bíblia por mês e estimula os adolescentes a lerem diariamente um capítulo. Após o tempo correspondente que encerrarem a leitura você pode fazer atividades em forma de competições em grupos com perguntas, desafios e exercício como o ABC do livro. Veja aqui.

- Ao iniciar o ano (usar o calendário anual) ou em qualquer período (plano de leiturabíblica) você pode desafiá-los a quem ler a Bíblia toda durante o ano receber um certificado e um prêmio especial.

- CADEDI - Calendário Devocional Diário = este é outro método que você pode usar com eles, escolhendo textos bíblicos variados que você deseja que eles estudem. Cada dia tem sua leitura e os objetivos de oração. Os textos usados no CADEDI podem ser de um livro ou vários textos de um assunto que você deseja que eles leiam e estudem. Veja aqui.

- Devocional Diário: Nestes devocionais você pode trabalhar temáticas nos grupos e eles usarão os devocionais durante a semana, por exemplo: a série Padrão dos fiéis é sobre 1 Timóteo 4:12, são 5 devocionais que eles podem estudar em 5 semanas. Cada um deles tem um calendário de leitura bíblica com os versículos que eles utilizarão no exercício após as leituras. Veja aqui.

- Lições Vida Cristã: Atividades em pequenos grupos (se forem muitos adolescentes, acima de 20 adolescentes) ou todos juntos (se for um grupo de até 20 adolescentes) em que você estuda uma temática por encontro semanal e durante a semana que antecede o estudo, você entrega um calendário de leitura Bíblica para eles estudarem diariamente as referências bíblicas que serão utilizadas nos encontros. Veja aqui.

- Você pode escolher um livro especial do mês: Exemplo - Em setembro é o mês de Provérbios, faça um calendário de leitura para eles utilizarem durante o mês e semanalmente faça exercícios com eles sobre os capítulos estudados naquela semana, ao final do mês faça uma reunião especial, uma "Festa de Provérbios" - com competições, desafios, enigmas, curiosidades, peças práticas contextualizando o livro às vivências dos adolescentes na atualidade, musicais etc.

- Você pode também desafiar outros grupos, escolha um livro da Bíblia para eles lerem e desafie outra igreja ou congregação, se quiser fazer apenas com sua igreja, desafie outro grupo de sua congregação a participar, como por exemplo: o grupo de jovens, senhoras etc. Assim eles podem se integrar com outros grupos da igreja.

- Veja também o plano de leitura do Novo testamento e também os Estudos Bíblicos que você pode utilizar.


Aqui estão alguns recursos que você pode utilizar e variar os métodos, trabalhar o ano todo utilizando a Bíblia. No mais que eu puder ajudá-lo, qualquer informação ou dúvida é só entrar em contato, ok?

Abraço,

Janaína Costa

ministerio.c.adolescentes@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário