quarta-feira, 7 de agosto de 2013

QuAl É sEu EsTiLo?!

Qual seu estilo?
(Princípios bíblicos para vestir-se)

Objetivo: conhecer que existem princípios bíblicos para vestir-se e que o adolescente possa melhor escolher suas roupas e adereços de maneira equilibrada sem denegrir seu testemunho.

A – Comece as atividades com um quebra-gelo. *Apresente o vídeo elaborado pelos adolescentes com entrevistas de pessoas sobre estilo.
*veja lista dos recursos abaixo, na letra C, tópico 3.

B- ESBOÇO BÁSICO
Pergunta inicial: Ser nova criatura em Cristo, pertencendo a Ele, faz alguma diferença no modo de um cristão se vestir?

Princípios bíblicos:

1. O crente em Cristo Jesus deve esforçar-se para agradar a Deus em tudo, isso inclui o vestir-se: 1 Coríntios 10:31- Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.

2. Evitar tudo que é exagerado ou extravagante que chame a atenção para sua aparência exterior, de modo que não fique evidente suas qualidades interiores, dificultando a possibilidade de você testemunhar de sua fé: Gálatas 2:20 - Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.


3. Evite a aparência desleixada, pois não fica bem para um embaixador de Cristo (ande limpo, com roupas limpas, cuidando da higiene com atenção em todo o corpo e roupas): 2 Coríntios 5:20 - De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus.

4. Se deseja seguir a moda, seja sábio, use com moderação, não faça simplesmente só porque todo mundo faz e usa, tenha seus próprios critérios e valores, não seja “Maria vá com as outras”: Filipenses 4:5 - Seja a vossa equidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor. / Tito 2:6 - Exorta semelhantemente os jovens a que sejam moderados.

5. Se você tem uma turma e deseja seguir seu estilo/padrão sempre que possível, apenas não se esqueça de recusar seguir um estilo quando o mesmo o obriga a rebaixar seu padrão de conduta e não respeita seus valores. Não se adapte ao que é contrário à santidade e Palavra de Deus. Atenção para as frases, desenhos, imagens contida nas roupas, não seja alienado, mas vigilante e sóbrio: 1 Tessalonicenses 5:21 - Examinai tudo. Retende o bem. Abstende-vos de toda a aparência do mal./ Tito 2:11-13- Porque  a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens. Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente, enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.


6. Cuidado com estilos que modifiquem o corpo, deformando-o em sua forma original. Evite fazer algo que vá se arrepender depois: 1 Tessalonicenses 5:23 - E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

7. Não se vista apenas com a finalidade de exibir-se para os outros: Filipenses 2:3 – Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.

8. Evite roupas sensuais e desproporcionais, a fim de não ser rotulado seu corpo de vulgar, pois ele é Templo do Espírito Santo. Ao se vestir e olhar-se no espelho pergunte a si mesmo: “com essa roupa estarei glorificando a Deus ou chamando atenção para meu corpo?: 1 Coríntios 6:20 - Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.

9. Evite roupas provocantes que podem defraudar outros (muito curtas, muito justas, evite calças compridas com cintura extremamente baixa que marcam o corpo, decotes exagerados e transparência): 1 Tessalonicenses 4:4-8 - Cada um saiba controlar o próprio corpo de maneira santa e honrosa, não com a paixão de desejo desenfreado, como os pagãos que desconhecem a Deus. Neste assunto, ninguém prejudique a seu irmão nem dele se aproveite. O Senhor castigará todas essas práticas, como já lhes dissemos e asseguramos. Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade. Portanto, aquele que rejeita estas coisas não está rejeitando o homem, mas a Deus, que lhes dá o seu Espírito Santo.

10. Cuidado com os extremos da moda unissex, não descaracterize o feminino e nem o masculino: 1 Pedro 1:14-7 - Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância. Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: "Sejam santos, porque eu sou santo". Uma vez que vocês chamam Pai aquele que julga imparcialmente as obras de cada um, portem-se com temor durante a jornada terrena de vocês. (Ver também Deuteronômio  22:5)


11. Diante de suas escolhas para agradar a Deus em tudo, e isso inclui o vestir-se, observe alguns critérios antes de escolher uma roupa: 1 Coríntios 10:23-33.
a) É licito?
b) Convém a mim como cristão?
c) Edifica?
d) Busca apenas meu próprio proveito?
e) Pode vir a prejudicar meus irmãos em Cristo?
f) Glorifica a Deus?

C – SUGESTÕES PARA APLICAÇÃO DO ENSINO
1. Leve várias revistas de moda, cartolinas, tesouras, colas e pincéis atômicos, divida a turma em grupos e peça que escolham modelos para expor no cartaz e depois comentarem segundo os princípios estudados.

2. Leve um profissional ou  estudante de moda, de preferência cristão que conhece os princípios bíblicos, para que leve dicas de moda, toques que valorizem o guarda-roupa e deixem os adolescentes descolados, mas sem ferir seus valores cristãos. A pessoa pode fazer uma exposição.

3. Com antecedência, planeje e produza um vídeo feito pelos adolescentes, contendo entrevista com algumas pessoas (da igreja e fora dela) sobre estilo e modo de vestir. O que as pessoas pensam e acham do assunto. Na reunião apresente o vídeo e depois faça um grupo de discussão (sugestão para discussão no ponto 4)

4. Faça grupos de discussão sobre: “A aparência do mundo passa” (1 Coríntios 7:31) Combinado com “Não vos moldeis a este mundo” (Romanos 12:1,2) 




Nenhum comentário:

Postar um comentário