quarta-feira, 7 de agosto de 2013

O uso do tempo!


ESBOÇOS BÁSICOS PARA PEQUENOS GRUPOS, CÉLULAS OU CLUBES BÍBLICOS. Neste marcador você encontrará recursos para utilizar em seu pequeno grupo, célula ou clube bíblico.
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Como obter o uso correto do temp¹!


Objetivo: Conhecer a importância do tempo e saber agir como um mordomo fiel na sua administração.

Como obter o uso correto do temp¹!

- Compreendendo a brevidade da vida:  Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12
- Lembrando-se de Deus em sua juventude: Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento; Eclesiastes 12:1
- Subordinando os deveres terrenos aos celestiais: E os que usam deste mundo, como se dele não abusassem, porque a aparência deste mundo passa. 1 Coríntios 7:31 ( 1 Co 7:29)
- Vivendo sabiamente: Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo; porquanto os dias são maus. Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. Efésios 5:15-17
- Dando bom exemplo perante o mundo: Andai com sabedoria para com os que estão de fora, remindo o tempo. Colossenses 4:5

SUGESTÕES PARA APLICAÇÃO DO ENSINO:
Antes de começar a reunião você pode fazer uso de um quebra-gelo, é ótimo para iniciar as atividades, veja algumas sugestões aqui

1. Você pode fazer o esboço do estudo utilizando desenhos de relógios, experimente escrever as referências no cartaz/slides e peça para os adolescentes participarem lendo as referências e discutindo juntos para compreenderem como se aplica na vida prática.

2. “Presente precioso” – Coloque em um porta-joias, 24 pérolas (bijuteria) ou qualquer outra imitação de pedra preciosa. Abra o porta-joias e pergunte aos alunos: “Vocês sabiam que todos os dias Deus nos dá uma joia com 24 pedras preciosas? Vocês sabem que joia é esta?”
Espere e incentive respostas, logo em seguida introduza a lição. (Fale como o tempo é precioso como uma joia e não devemos desperdiçá-lo).

3. “Como você faz uso do seu tempo?” - Essa atividade pode ser feita em duplas, ou dividindo a turma em dois grupos.  Você precisará de 1 vidro ou copo largo com tampa, um saquinho de arroz ou feijão o suficiente para encher o vidro, nozes ou bombons de chocolate (tamanho tipo sonho de valsa). Aplicação do método: Como é seu dia? O que você faz? como distribui suas atividades? Vamos usar este vidro (ou copo) para representar as nossas vidas e o arroz (ou feijão) para representar cada coisa que você faz durante o seu dia, que são: (deixe que eles falem) dormir, comer, usar internet, escola, ver TV etc (enquanto vai falando as atividades despeje o arroz (ou feijão) no vidro (ou copo)).
(Após preencher os espaços com o arroz (ou feijão)). Agora, vamos usar as nozes (ou bombons) para representar aquelas coisas que Deus quer que façamos. Sabe quais? (deixe que eles participem falando) Orar, ler a bíblia, ir à igreja, evangelizar, memorizar versículo etc (coloque uma noz ou bombom para cada coisa que falar). E agora vou fecha o vidro! Oh! Não dá!!! O que fazer? Apresente uma ideia: Que tal começarmos o dia com as atividades espirituais, aquelas que Deus quer que façamos, pois nos mantém em comunhão com Ele (coloque as nozes ou bombons, falando a atividade que representam) e agora vamos para as demais atividades (coloque arroz ou feijão representando as demais atividades)
Olhem agora! Deus tudo certo, foi possível colocar tudo e ainda fechar o vidro, parece que sobra até espaço ainda para usarmos. Assim é nossa vida: quando colocamos Deus em primeiro lugar, temos tempo para Ele e para as demais coisas também (Mateus 6:33)

4. Grupo de debate: escreva alguns estudos de casos com a temática do uso equilibrado e sábio do tempo, envolva assuntos relacionados com o tempo em relação ao modo de usar a internet, preferencialmente redes sociais (Facebook); sobre o tempo ocioso, o tempo que usa para dormir (nem demasiado, nem de menos como ficar até altas horas no celular, internet, TV). Pode encerrar o debate levando para eles uma folha em formato de relógio para que montem, planejem seu dia com suas atividades, apenas como sugestão de como planejar melhor seu tempo.

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