quarta-feira, 22 de maio de 2013

DINÂMICAS PARA CLASSE DE EBD


DINÂMICAS PARA CLASSE DE EBD

Estas dinâmicas podem ser desenvolvidas nas classes da Escola Bíblica Dominical, você pode adaptá-las conforme o assunto que for trabalhar. É sempre bom utilizar dinâmicas para iniciar a lição ou para recapitular e exercitar o que foi estudado e socializar o assunto. Veja algumas opções abaixo:

1) “Preparados?!”

Materiais necessários: folhas, canetas para escrever as referências, um toca CD e CD com música.
Objetivo: ressaltar a importância de estarmos preparados para receber a palavra e também anunciá-la aos outros.

Essa atividade pode ser feita no início da aula. Escolha algumas passagens bíblicas que você utilizará na lição e separe-as. Distribua essas passagens entre os alunos, você pode perguntar quem deseja ler algumas das referências que irão estudar. Explique que, após a leitura de cada referência por vez, ao som da música, a Bíblia vai passar de mão em mão e, no momento em que o som for interrompido, a pessoa que estiver com a Bíblia na mão, deverá dar uma curta explicação da passagem bíblica lida. E assim, faça até que todas as referências sejam lidas e comentadas conforme entenderam.

Após a atividade, comece a lição, utilizando os versículos que foram lidos e comentados pelos alunos, leia novamente as referências com eles à medida em que for fazendo os comentários conforme a lição.

2) Acróstico

Materiais necessários: Folhas de cartolina, pincéis atômicos, fita gomada. Providencie um prêmio para o grupo vencedor!
Objetivo: avaliar a compreensão da lição e o conteúdo fixado pelos alunos.
Obs.: Esta atividade é realizada após a aplicação da lição, para socialização do ensino.

Divida a classe em grupos. Dê a cada grupo uma cartolina, pincel atômico. Peça que cada grupo escolha uma palavra-chave para a lição estudada. Após escolher a palavra pelo grupo, eles farão um acróstico com ela, em cada letra da palavra-chave eles devem escrever uma palavra/frase relacionada ao assunto estudado. Exemplo: no caso de eles terem escolhido a palavra-chave “AMIGO” um acróstico com a palavra seria:

Amigo
Mais chegado que um
Irmão, se importa, é
Gente que está sempre junto
Orando e ajudando

3) “Gira e Responda!”

Material necessário: uma garrafa de plástico (pode ser de refrigerante de 2L). Providencie um prêmio para o grupo vencedor!
Objetivo: recapitular a lição e avaliar o assunto estudado.
Obs.: Esta atividade é realizada após a aplicação da lição.

Disponha as cadeiras da sala em círculo, use uma estratégia para divisão de dois grupos. Ponha a garrafa ao centro. Pegue a garrafa e gire-a deitada ao centro da roda, quando parar, aquele aluno para quem a garrafa estiver direcionada deverá responder a questão feita por você. E assim sucessivamente.

4) “Mímica de Grupo!”

Material necessário: folhas com perguntas. Prêmio para o grupo vencedor!
Objetivo: recapitular e avaliar o assunto.
Obs.: Esta atividade pode ser utilizada em lições que tratam de milagres, parábolas, sobre os discípulos, sinais etc.

Divida os alunos em grupos. Cada grupo deve escolher um componente para fazer as mímicas para os demais. Não deve falar, sussurrar ou pegar objetos, somente usar mãos e corpo fazendo  apenas gestos. Cada ação que o componente do grupo fizer todos os demais componentes do grupo dele deverão fazer também, quando ele encerrar a mímica o grupo deve dizer do que se trata.

5) “Antes que apague!”

Material necessário: duas caixas de fósforo. Providencie um prêmio para o grupo vencedor!
Objetivo: recapitular e avaliar o assunto
Obs.: Utilizar após a ministração da lição. Ideal para perguntas com citações específicas como por exemplo: o nome dos discípulos de Jesus, citar milagres, parábolas, cidades, personagens, características ou pontos usados no ensino.

Divida a turma em dois grupos, dependendo do número de alunos. Dê a cada grupo uma caixa de fósforo. Veja com quem começa a fazer as perguntas. Quando fizer a pergunta um dos componentes do grupo deve acender o fósforo e responder rapidamente. Você continua fazendo mais perguntas e o componente deve respondê-las sem deixar que o fósforo apague. O grupo que responder mais perguntas com o fósforo acesso, ganha ponto.

6) “A Caixa”

Material necessário: Uma caixa pequena ou média. Toca CD e CD, papeis com perguntas para por dentro da caixa. Providencie um prêmio para o grupo vencedor!
Objetivo: socializar o assunto estudado.
Obs.: Utilizar após a ministração da lição.

Divida a classe em grupos. Peça-lhe que todos façam um grande círculo. À medida que a música tocar eles devem passar a caixa de mão em mão. Quando o som parar, aquele que estiver com a caixa na mão, deve tirar um papel de dentro dela e apenas ele ler o que está escrito (relacionado com a lição), este deverá apresentar para os demais do grupo, através de mímica, o ponto estudado, o grupo deve descobrir do que se trata.

7) “Corra- Estoure-Responda”

Materiais necessários: balões, folha A4 para exercício da lição, papéis com as perguntas do exercício que serão colocadas dentro dos balões, pincéis para escrever o número das perguntas nos balões. Providencie um prêmio para o grupo vencedor!
Objetivo: recurso para avaliar e exercitar o assunto ministrado
Obs.: fazer após a ministração da lição.

Elabore um exercício sobre os principais pontos da lição, entre 6 a 8 questões, dê uma folha de exercício para cada grupo, nesta folha estará apenas o número da questão e as linhas para resposta. Escreva as perguntas do exercício em pequenas folhas e ponha cada questão dentro de um balão, depois encha-o de ar e afixe-o num local determinado para cada grupo. Escreva em cada balão o número referente a cada questão. Afixe os balões numa distância razoável. Divida a turma em dois grupos. Cada grupo terá sua folha de exercício, caneta e seus balões em sua frente. Ao sinal, em sequência, cada membro escolhido pelo grupo deve correr até os balões, levá-lo para o grupo, estourá-lo, ler a pergunta que estava dentro do balão e respondê-la no exercício. O grupo que concluir o exercício primeiro leva 10 pontos. E para ambos os grupos, cada questão que acertar do exercício vale 1 ponto. No final soma-se tudo.

8) “Batata quente”

Materiais necessários: uma bola pequena. Providencie um prêmio para o grupo vencedor!
Objetivo: recurso para avaliar e exercitar o assunto ministrado
Obs.: fazer após a ministração da lição.

Forme um círculo com todos os alunos. Escolha quem vai começar e entregue a bola. Faça uma pergunta da lição. O aluno que estiver com a bola (=“batata quente”) escolhe para quem deve jogar a bola o qual deve responder a questão. Este, após responder a questão, deve jogar a bola para outro aluno que responderá a próxima questão, e assim até que todos participem do exercício.

9) “Baralho de Letras”

Materiais necessários: monte um baralho de letras, faça dois jogos de consoantes e três de vogais para cada grupo. Você pode fazer em pedaços de papel cartão, desenhar as letras ou digitar, imprimi-las, recortá-las e colar nos pedaços do papel cartão. Providencie um prêmio para o grupo vencedor!
Objetivo: recurso para avaliar e exercitar o assunto ministrado
Obs.: fazer após a ministração da lição

Divida a turma em dois grupos. Dê a cada grupo um jogo de baralho de letras. Elabore perguntas em que possam ser respondidas apenas com uma palavra. Após falar a pergunta para os grupos eles devem montar juntos a palavra correspondente à resposta da questão ditada. O grupo que montar primeiro a resposta leva o ponto, assim continue com outra pergunta e eles devem continuar com o mesmo procedimento, até concluir as perguntas. (Você pode elaborar de 8 a 10 perguntas)

10) “Caracol”

Materiais necessários: faça um círculo em formato de caracol. Você pode desenhá-lo em folha de papel cartão.  Divida ele em 6 partes e em cada uma escreva o número equivalente a questão, em sequência. Providencie um prêmio para o grupo vencedor!
Objetivo: recurso para avaliar e exercitar o assunto ministrado
Obs.: fazer após a ministração da lição.



Divida a turma em dois grupos. Fixe o “caracol” com a numeração equivalente às questões que você elaborou sobre a lição. Faça um marcador para cada grupo, afixe os marcadores no ponto de partida. À medida que eles forem acertando as questões vão mudando o lugar do marcador do grupo. Aquele que chegar primeiro no centro do caracol respondendo corretamente cada pergunta é o vencedor! Atenção: elabore 12 questões, pois para cada ponto do caracol há uma pergunta para cada grupo, quem for respondendo vai seguindo até chegar na última questão (6).Se o grupo não souber ou errar a resposta de sua pergunta, não sai do lugar, só se acertar!

11) “Dado de perguntas”

Materiais necessários: faça um grande dado e ao invés de números em suas faces, escreva perguntas. Providencie um prêmio para o grupo vencedor!
Objetivo: recurso para avaliar e exercitar o assunto ministrado
Obs.: fazer após a ministração da lição.

Divida a turma em dois grupos. Veja uma estratégia para quem vai iniciar a atividade (exemplo: “par ou ímpar”). O grupo deve jogar o dado e na face que parar, responde a pergunta correspondente à ela. São três perguntas para cada grupo.

11 comentários:

  1. MUITO BOOOOM! É EXATAMENTE ISSO QUE ESTAVA PROCURANDO CONTINUEM ASSIM!

    ResponderExcluir
  2. Legal!!! Vou fazer com minha turma!!!

    ResponderExcluir
  3. Excelentes dinâmicas!!! Tudo que precisamos para despertar nossos alunos e torná-los animados em cada EBD.

    ResponderExcluir
  4. Estou apaixonada pelo blog! Muito obrigada pelas ideias!

    ResponderExcluir
  5. Amei tudo que eu estava preucurando
    Deus abençoe !!!!!

    ResponderExcluir
  6. Muito muito muito bom!
    Eu estava proucurando exatamente estes tipos de trabalho em grupo, Vou fazer na minha classe. Parabéns ! Deus te abençoe a cada dia...

    ResponderExcluir