sexta-feira, 26 de abril de 2013

Qualidades de Josué & o Adolescente Cristão!


Exemplificando algumas qualidades do adolescente cristão utilizando a vida de Josué.

1) Serviço e Humildade: A Bíblia diz que Josué servia a Moisés fielmente e tinha prazer em fazê-lo (Êx 24:13; 33:11). Isso significa que Josué era humilde. Aliás, humildade é uma qualidade essencial para quem quer servir, principalmente a Cristo e à sua Igreja.  Você tem sido humilde? Tem servido em sua igreja?

2) Cheio do Espírito Santo: Em Números 27:18 lemos: “Josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito”. Mas à frente, lemos que, por ser um homem regido pelo Espírito Santo, Josué conduzia o povo à santidade: “Santificai-vos, porque amanhã fará o Senhor maravilhas no meio de vós”. (Js 3:5)

3) Obediência: Josué era um obreiro obediente, uma coisa difícil hoje entre os obreiros e o povo em geral. Diz Êxodo 17:10: “E fez Josué como Moisés lhe dissera”. Adolescente, como é importante obedecer! A obediência traz bênçãos da parte de Deus. Em Josué 11:15 lemos sobre a fidelidade de Josué: “Como ordenara o Senhor a Moisés, seu servo, assim Moisés ordenou a Josué”. Um requisito para o crente ser cheio do Espírito é ser obediente (At 5:32). A desobediência contumaz anula qualquer progresso que porventura surja na vida da pessoa ou no trabalho que ela presta ao Senhor.

4) Fé: Em Números 14:6-9 vemos a fé demonstrada por Josué diante da grande incredulidade dos demais espias (observadores) que foram com ele esquadrinhar a terra de Canaã. Romanos 1:17 diz que a fé é uma questão de vida ou morte espiritual do crente, Josué sabia disso. Ele foi um dos heróis da fé (Hb 11:30).

5) Sabedoria: Deuteronômio 34:9 diz: “ E Josué, filho de Num, foi cheio do espírito de sabedoria”. É imprescindível a sabedoria divina em nós, no viver diário diante dos irmãos, da família e do mundo, bem como nas responsabilidades na igreja. O princípio da sabedoria divina é o temor do Senhor ( Sl 111:10). A sabedoria vem pelo Espírito Santo (Is 11:2; Jo 14:26).

6) Fidelidade: Número 32:12 fala que Calebe e Josué “perseveraram em seguir ao Senhor”. Josué foi perseverante, fiel. Deus quer usar adolescentes fiéis (Sl 101:6)

7) Amava a Palavra de Deus: Em Josué 1:7,8 Deus diz a Josué: “ Não se aparte da tua boca o livro desta lei, medita nele dia e noite”; “Dela não te desvies, nem para direita nem para esquerda”. A palavra é a espada do Espírito. Logo, se não amamos a Palavra, o Espírito não terá o elemento com que operar em nós (Ef 6:17).

8) Servir a Deus com a família (Josué 24:15): O lar santificado é um refúgio espiritual para o adolescente cristão, e o adolescente consagrado é uma bênção para o lar.

9) Zeloso: Números 11:25-29

Fonte: (com adaptações) revista JC-CPAD Edição mar/abr 2013


Nenhum comentário:

Postar um comentário