terça-feira, 2 de outubro de 2012

Não Negligencie o Caminhar com Deus!


Não Negligencie o Caminhar com Deus!
Texto Bíblico Base: Ageu 1:1-11

"Vocês esperavam muito, mas, para surpresa de vocês, acabou sendo pouco. E o que vocês trouxeram para casa eu dissipei com um sopro. E por que fiz isso?”, pergunta o Senhor dos Exércitos. "Por causa do meu templo, que ainda está destruído, enquanto cada um de vocês se ocupa com a sua própria casa.”  Ageu 1:9.

As pessoas acabavam de voltar para sua terra depois de um exílio (tinham sido expulsos de sua pátria) na Babilônia. No entanto, em vez de esforçar-se para reedificar sua vida espiritual, reconstruindo o templo de Deus, preocupavam-se mais com a condição de suas casas e seus bens materiais. Interessavam-se mais pelo que os outros poderiam pensar sobre eles e no seu próprio bem estar e conforto do que com o tempo gasto em comunicar-se com Deus.

É uma advertência para nós! Não devemos nos preocupar prioritariamente e nem demasiadamente com as aparências exteriores e com as buscas egoístas, mas com nosso coração e com aquilo que toca o coração de Deus, priorizar o relacionamento com Deus e a sua vontade para nossas vidas!

Ageu transmitiu palavras duras ao povo. Advertindo-os a colocar Deus sempre em primeiro lugar, lembrando-lhes que qualquer tentativa de trabalhar para Ele sem a sua bênção e orientação será improdutiva. Nossos bens materiais, juventude, interesses pessoais, amizades etc não nos satisfarão como Ele nos satisfaz.

Não permita que algo ou alguém te impeça de ter seu período de oração diário, seu tempo de leitura, estudo e reflexão da Palavra de Deus. Faça tudo o que for necessário para estar buscando a Deus e dedicando tempo em seu relacionamento com Ele. Lembre-se que é um investimento para eternidade e o Espírito Santo está para ajuda-lo (a) na busca e compreensão da vontade de Deus para sua vida.

Pense um pouco sobre:

- O que é buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça? Lucas 12:31; Mateus 6:33. Há alguma relação desse buscar quanto à todas as suas necessidades?
- Orar, ler e estudar a Bíblia faz parte do caminhar com Deus? Como você investe nisso?
- Como você usa seu tempo? E as redes sociais? Tem lidado com equilíbrio sem que isso lhe atrapalhe nas demais atividades e responsabilidades?
- Tem se congregado? Participa dos cultos na Igreja? Tem prazer de estar em comunhão com os demais irmãos(ãs) em Cristo? Conhece e participa das atividades, reuniões e grupos de estudos bíblicos, orações e ministérios em sua congregação?
- Está disponível e desejoso(a) para servir na obra de Deus?

Ore ao Senhor: Diante dessa reflexão, ore a Deus apresentando sua vida devocional, não apenas no fazer, mas no ser por inteiro, não buscar por regra para alcançar algo ou cumprir um ritual, mas por amor, por desejar conhecer mais e mais ao Senhor Deus. Peça-lhe ajuda para não negligenciar sua vida espiritual e para torná-lo(a) consciente de sua importância para o Reino de Deus e no servir aos santos na Igreja.




Você pode ler mais sobre o livro de Ageu e utilizar o esboço para seu estudo. Aqui, veja!
Veja também o quadro sobre NegligênciaEspiritual!

Nenhum comentário:

Postar um comentário