sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Confiança!




Olá, nesta semana recebi um telefonema de um adolescente, e sua palavra foi: "eu não consigo mais, vou desistir de servir a Jesus!" 

Isso não aconteceu somente com este adolescente, mas pode ser que esteja acontecendo com você também. Para ele as coisas estavam muito difíceis, e como falou, parecendo que “nada dava certo em sua vida”! Mas o que é realmente "o nada certo na vida"?! Será que na vida tudo vai acontecer exatamente como eu e você planejamos e esperamos? Bom, não é mesmo assim, certo? A questão é: Na vida teremos aflições! (João 16:33 -  Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.) E isso inclui dores, frustrações, situações que não temos controle, tristezas, decepções com as pessoas e outras coisas super chatas que nos deixam bem mal mesmo.

Aquilo que machucou você, algo que não deu certo hoje, as coisas andando diferente do que sonhou e planejou, diga-me: isso é fator fundamental para deixar de seguir a Jesus? Hum, não mesmo!

Paulo disse ter aprendido a viver contente em toda e qualquer situação, incluindo as boas (quando dá certo) e as ruins (quando parece tudo errado), ele aprendeu, isso leva tempo e exercício de vida, e aprendeu exatamente porque Cristo o fortaleceu para enfrentar e vencer. (Filipenses 4:11-13 - Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. )

Você não precisa fingir que está tudo bem e super feliz só porque você é crente, crente também chora e fica triste, sente angústia e fica meio deprê, mas a diferença maior consiste em confiar, entregando a Jesus tudo aquilo que inquieta sua alma e faz doer seu coração. Alegre-se no Senhor! (Filipenses 4:4). Quando adolescente muitas vezes sofremos por coisas que nem valem tanto a pena, coisas e situações que valorizamos extremamente hoje e quando amadurecemos lembramos até com humor! É, isso mesmo! Quero apenas que reflita sobre quais valores você sofre, se aquilo que realmente tira sua paz e lhe causa dor é algo de que realmente você deva investir para deixa-lo(a) bem pra baixo, e o suficiente para fazê-lo(a) desistir da fé. Se for, é melhor avaliar que fé é esta. 

Acredite, não faltarão na vida situações que causem tristeza e dor, umas com menos outras mais intensidades, mas o certo é que existe na vida o tempo do riso e do choro, do nascer e do morrer, do abraçar e do apartar. Busque a Deus para lidar com isso, seja paciente na tribulação, pois Deus se utiliza dela para nos fazer melhores, para gerar paciência, perseverança e novos valores bem diferentes dos valores egoístas e materiais pelos quais muitas vezes sofremos quando olhamos mais para o que é terreno que para o céu! (Tiago 1:2-6 - Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma. Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. ) Portanto, não desanime, tenha bom ânimo, esforça-te, creia no Senhor Deus não importa a situação e circunstância, clame a Ele na angústia, tenha Jesus como seu refúgio e fortaleza, aquieta o teu coração e saiba que Ele é Deus (Salmos 46)

Nas horas difíceis não é o momento de desistir de servir a Jesus, mas de nos aproximarmos mais ainda dele com confiança e fé, pois tem cuidado de nós. Lembre-se que a Palavra de Deus deve ser guardada e ter raízes, produzindo fruto em nós, para perseverarmos (Mateus 13:20-21 - O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria; Mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofende; )

Compreenda que sua alma é eterna e seu problema não, seja sábio(a) e firme sua confiança em Deus, aquilo que está reservado para você é incalculavelmente melhor (1 Coríntios 2:9 - Todavia, como está escrito: "Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam"; ); renunciar a si mesmo, tomar a cruz e seguir é fundamental para ser discípulo de Jesus (Lucas 9:23 - Jesus dizia a todos: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me. ), o sacrifico dEle por você é impagável, sem Ele somos condenados eternamente, nada e ninguém aqui pode substituir o gozo da salvação e a paz em Deus que só Cristo nos dá. Se você realmente conhece a Jesus não deixará de servi-lo por nada que lhe aconteça, tudo passa, mas quem faz a vontade de Deus permanece para sempre.(1 João 2:17- O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.)  

Aconteça o que acontecer, confia em Jesus sempre! 

Reflita e ore ao Senhor Deus, peça-lhe graça e direção, discernimento e ânimo para manter a confiança mesmo quando as coisas não acontecerem como planejado...

Abraço!
É perseverando que vocês obterão a vida.  Lucas 21:9

Nenhum comentário:

Postar um comentário