quarta-feira, 13 de junho de 2012

Sabedoria




     Compra a verdade, e não a vendas; e também a sabedoria, a instrução e o entendimento. Provérbios 23:23
    O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução. Provérbios 1:7

     A sabedoria é diferente da inteligência. Alguém pode saber tudo de matemática, física, química, português etc, mas pode não saber tomar decisões acertadas na vida. A verdadeira sabedoria não vem do homem, mas de Deus (Tg 3:13-18). O princípio da sabedoria é o temor ao Senhor, somente os tolos a desprezam (Pv 1:7; 9:10). Temer a Deus não é ter medo de Deus, mas é o sentimento de profundo respeito, reverência e obediência a Ele. Quando descobrimos esse princípio, passamos a enxergar a vida de outro modo e vivemos em obediência, sujeitos à vontade de Deus.
     
    Quem encontra a sabedoria encontra a vida (Pv 3:22). Ser sábio faz toda diferença na vida de um adolescente cristão, pois ele passa a ver o mundo e os desafios que enfrenta com a “ótica de Deus”, ou seja, a Palavra de Deus passa a ser a lâmpada para os seus pés e a luz para o seu caminho, guardando-a no coração para não pecar contra Deus. Não querer pecar contra Deus é a sua prioridade e tudo faz para lhe agradar e estar de acordo com a sua vontade.

     Infelizmente, nem todos os adolescentes que ouvem a Palavra de Deus temem a Deus, pois muitas vezes fazem exatamente o contrário daquilo que são ensinados e passam a viver agradando mais a si mesmos do que a Deus. Esses geralmente estão tomando decisões movidas por suas emoções e pressões da turma ou do mundo e por isso têm uma vida espiritual com poucos frutos, vivendo inconstantes espiritualmente.

     Na vida estamos o tempo todo tendo que tomar decisões e fazer escolhas, algumas delas podem determinar o futuro. Quem se acha “dono(a) do seu nariz” e passa a fazer tudo o que dá “na telha”, não ouve conselhos, não teme a Deus, pode colher prejuízos irreparáveis para sua vida.

     A sabedoria é a capacidade especial dada por Deus que nos faz discernir o que é certo e o que é errado, quem deseja encontrá-la peça a Deus em oração, sem duvidar, Ele dá. Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Tiago 1:5

     Imagine que Deus lhe perguntasse o que você mais deseja na vida? O que pediria? Na Bíblia temos a história de um jovem que teve essa oportunidade e sabe o que ele pediu a Deus? Sabedoria! Isso mesmo, Salomão pediu sabedoria a Deus(2 Cr 1:7) e Ele lhe deu o que pediu e muito o mais (2 Cr 1:12).

     A Bíblia nunca promete que o lucro financeiro nos dará mais felicidade, mas sempre ensina que devemos pedir sabedoria. Que maravilha termos essa habilidade de exercer bons julgamentos e discernir corretamente, já vimos que isso é possível pedindo a Deus e temendo-o. A sabedoria é como um tesouro, quem a guarda desfruta de bênçãos, veja só algumas delas:

- Ela proporciona vida, saúde e paz: o sábio aceita conselhos e seus anos de vida são multiplicados (Pv 3:16; 4:10). Isso significa que o adolescente que é sábio jamais se envolverá com pessoas ou coisas que o levariam aos vícios, à violência, à prostituição e dar desgosto aos pais.
- Ela protege: quem tem sabedoria é confiante e seguro, pois ela traz paz e prudência, ela é como uma torre forte contra situações inimagináveis e imprevisíveis, ganhamos segurança e vivemos em paz quanto ao que fazemos (Pv 3:17; 23-25; 4:6,12).
- proporciona honra: quem é sábio sabe se conduzir de modo que seja honrado e não envergonhado, pois sabe como proceder corretamente (Pv 4:8,9).
- Desfruta de vitalidade e felicidade: Pv 3:18
- Experimenta repouso restaurador: Pv 3:24
- Nos salva do mal: Pv 2:10-12
- Nos guia corretamente no caminho que devemos seguir: Pv 1:5

     Precisamos usar a sabedoria diariamente, podemos usá-la de maneira prática e eficaz quando colocamos em ação os atos de sabedoria, veja:

ATOS DE SABEDORIA
FIRMEZA
Seja firme em suas convicções usando sempre a Palavra de Deus como seu manual de orientação, não construa seus objetivos baseados no que os outros fazem e pensam, siga os conselhos bíblicos.
MUDANÇA DE ATITUDE
Reconheça sempre os seus erros e torne-se capaz de mudar suas atitudes. Cuidado com o orgulho, reconhecer o erro e abandoná-lo é um ato de grandeza moral que vivifica e prospera (Pv 28:13).
HUMILDADE
A vaidade e a soberba são sentimentos que nos fazem perder os sentidos das proporções, nos fazem perder a noção da realidade e da verdade. A Bíblia nos ensina como ver e tratar os outros, não somos o centro do universo, devemos reconhecer que existem sempre pessoas mais sábias e fortes que nós e devemos aprender lidar com isso de modo equilibrado (Fp 2:3; Pv 29:23).
PACIÊNCIA
Saber lidar com os sofrimentos da vida de modo paciente é muito importante, aprenda a viver sem ser dominado por ansiedades e saber esperar o tempo oportuno das coisas...(Sl 40:1; Fp 4:6,7; Sl 37:5)
OBEDIÊNCIA
Mesmo que você complete 18 anos, e passe a ganhar seu próprio dinheiro, entre numa faculdade, por mais livre e independente que possa se sentir, lembre-se que você ainda assim deve obedecer e honrar a Deus e a seus pais. Não se estribe no seu próprio entendimento, teme a Deus e honra teus pais, assim serás próspero e viverás bem na terra...(Pv 3:5-7; Ef 6:1-3; Cl 3:20)
BUSCA POR SABEDORIA
Ore a Deus e busque a sabedoria, ela lhe ajudará a conhecer a Deus e a sua vontade, tema a Deus e terás discernimento para viver fazendo escolhas e tomando decisões de acordo com a vontade de Deus, aprendendo a apreciar o que é eterno e entender que as coisas do mundo são provisórias e ilusórias...(Tg 1: 5,6; 1 Jo 2:17; Sl 1; 1 Pe 1:22-25)

     Prossiga em conhecer a Palavra de Deus e ao Deus da Palavra, tema a Deus, ouça bons conselhos e assim você terá orientação e direção correta quando precisar tomar decisões simples ou complexas, saiba e creia que o plano de Deus é o melhor e que não basta vivermos apenas ouvindo, mas devemos nos esforçar para praticar plenamente sua Palavra, com a graça de nosso Deus.

Porque melhor é a sabedoria do que os rubis; e tudo o que mais se deseja não se pode comparar com ela.  Provérbios 8:11

Consultas: Revista EBD Adolescentes Vencedores CPAD - Mestre 5, 2012.
           A Bíblia da mulher que ora - MC, 2007.

Sugiro que leia e estude o livro de Provérbios, tem conselhos riquíssimos para nossa vida!

Abraço,
Deus te abençoe e dê sabedoria,

Nenhum comentário:

Postar um comentário