quinta-feira, 21 de junho de 2012

O Velho Testamento


O Antigo Testamento

O Antigo Testamento é uma coletânea de 39 livros. Reúne textos de vários autores com vários estilos. Incluei histórias de famílias com relatos detalhados de nascimentos, casamentos e sepultamentos. Expõe também a história de Israel, como esse povo foi escolhido por Deus, como se rebelou repetidamente e como Deus os livrou. Mostra suas vitórias e derrotas militares, de reis maus e piedosos. Descreve o amor e a paciência de Deus com os israelitas e seu julgamento sobre eles. Traz poesias, leis, sermões e dramas, assim como predições, advertências e palavras de ânimo dos profetas. Ele é um manual da religião de Israel. Fornece instruções acerca dos seus ritos e celebrações religiosas e define padrões de comportamento. Explica como o povo deveria cultuar a Deus, descreve os santuários e sacrifícios que deveriam ser oferecidos etc. Nele há um conjunto de ensinamentos sobre Deus, descreve o que significa pertencer a Ele, ser seu povo e explica quem é Deus e o que Ele faz. O Velho Testamento remete àquilo que se cumpriria no Nosso Testamento, aponta para o Messias, o Salvador do mundo. Muitas de suas práticas foram restritas à época e específicas ao povo de Israel, Jesus cumpriu a Lei e hoje vivemos pela graça que por meio da fé somos salvos por intermédio de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.


Abaixo segue um quadro síntese com os livros do Velho Testamento, autores e datas em que possivelmente foram escritos. Vale ressaltar que não há um sistema de cronologia estritamente preciso, as datas contidas concordam com Ussher, mas são usadas somente como base para estudos e não como absolutamente exatas. Trabalhos mais recentes como os contidos na Bíblia Cronológica NVI (Vida) por Reese e Klassen, trazem datas de estudos mais atuais, pomos as mais utilizadas.


Esse quadro pode ser útil para os estudos da Escola Bíblica Dominical, grupo de estudos dos clubes bíblicos, atividades bíblicas etc.

Fonte: Bíblia Sagrada com enciclopédia bíblica ilustrada- SBB, 2011.

Em breve, organização cronológica dos principais eventos do VT, aguardem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário