sábado, 17 de março de 2012

Dinâmicas para verificação da aprendizagem na EBD - I


Dinâmicas para verificação da aprendizagem na EBD -I

Depois que o(a) professor(a) da Escola Bíblica Dominical ministrar sua aula, não deve esquecer de ter o momento da verificação da aprendizagem. É nessa hora que é avaliado se os alunos compreenderam o assunto da lição e se estão aptos a socializar uns com os outros o ensino que aprenderam.

Apresentamos nesse pôster três sugestões de verificação da aprendizagem.

1)”Conhecer para Vencer”

Objetivo recapitular a aprendizagem e estimular os alunos a valorizarem o conhecimento da Bíblia para suas vidas.
Você vai precisar Um flanelógrafo, fita gomada, cartolina, um balão e um alfinete para estourá-lo. (Se você não quiser usar o flanelógrafo, pode pregar os desenhos com fita gomada na parede ou no quadro)
Como fazer Corte a cartolina formando uma escada-pódio, conforme modelo abaixo, faça dois bonecos e divida os grupos em homens e mulheres, ponha a escada-pódio em um flanelógrafo ou pregue na parede e cada boneco perto do primeiro degrau da escada. Elabore dez perguntas da lição, cinco para cada grupo, à medida que forem respondendo, o boneco que representa o grupo vai subindo a escada rumo ao pódio, quem chegar primeiro leva o prêmio! Observe as ilustrações e instruções do quadro abaixo.
Obs.: Se um grupo errar a resposta de alguma pergunta, permanece no mesmo lugar e passa a vez para o próximo grupo.
- Outra opção é: Fazer as mesmas perguntas para os dois grupos, eles devem responder escrevendo em um papel e ao sinal do professor, os grupos apresentam suas respostas, se estiver correta, sobem um degrau.

2)”Jogo da Velha”

Objetivo – verificar a aprendizagem
Você vai precisar – Uma folha peso40 ou de papel madeira, folhas pequenas coloridas, pincéis para desenho, fita gomada.
Como fazer – Faça o desenho do “jogo da velha” tamanho cartaz, conforme ilustra no quadro abaixo, escreva os números em pequenos quadrados e no verso de cada um deles uma pergunta do assunto estudado, pregue-os suavemente com um pequeno pedaço de fita gomada no centro de cada quadrado. Pregue o “jogo da velha” na parede ou no quadro da sala.
Os grupos, por vez, devem escolher um número e retiram-no do quadrado, se responderem a pergunta corretamente, marcam no “jogo da velha”. Caso um grupo não responda alguma pergunta corretamente ou não saiba, deve passar a pergunta para o outro grupo, se esse responder corretamente, marca seu ponto e ainda continua na vez. O grupo que conseguir fechar três pontos em qualquer um dos lados, ganha o prêmio!
Obs.: Se desejar, você pode fazer essa dinâmica também em slides para o datashow.


3) “A,B ou C – Qual é a resposta?!”

Objetivo – verificar a aprendizagem
Você vai precisar – Folhas de papel cartão de uma mesma cor ou coloridas, palitos para churrasco(para placas maiores) ou picolé(para placas menores), tesoura, cola.
Obs.: a) Se você optar para que os grupos tenham as placas da mesma cor, bastará uma folha de papel cartão. Caso deseje uma cor diferente para cada grupo, então adquira mais de uma folha de papel cartão em cores diferentes. b) os palitos para as placas são opcionais, você pode deixá-las sem os cabos se assim desejar. c) Cada grupo receberá três placas, se você formar dois grupos, faça seis placas, três para cada grupo, se houver mais grupos, faça as placas correspondentes.
Como fazer – Recorte o papel cartão formando quadrados de tamanho mediano. Escreva A em uma placa, B em outra e C na última. Cole no verso de cada quadrado um palito de churrasco ou picolé formando uma placa. Cada grupo receberá três placas com as letras A, B e C.
Forme grupos de no máximo cinco alunos, dê a cada grupo três placas. Formule perguntas relacionadas à lição bíblica ministrada. Para cada pergunte dê três opções de respostas (A, B ou C), após mostrar a pergunta e as três alternativas, dê 15 segundos para os grupos discutirem e escolherem a placa com a resposta, mas ainda não devem mostrá-la, apenas quando você disser: “Qual é a resposta?”. Marca ponto o grupo que acertar. 
Blog Colaborativo Ministério com Adolescentes - Pavi-Ne

2 comentários:

  1. ESSA DINÂMICA É MUITO INTERESSANTE .
    APLICAR PARA PRÉ ADOLESCENTE FAZ O ALUNO APRENDER DE FORMA LÚDICA .

    ResponderExcluir