terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

ILUSTRAÇÃO: “Lembrado por sua gentileza!”



Como é bom ouvir boas palavras, concorda? Ser gentil com os outros não custa, pelo contrário, faz muito bem, tanto para quem ouve, como para quem fala.


 Com essa simples ilustração abaixo você pode refletir com os adolescentes sobre essa qualidade do caráter: A gentileza! Adolescentes também podem ser educados e gentis com as pessoas, não importa sua cor ou classe social.



“Lembrado por sua gentileza!”

Uma ilustração cujo autor não é conhecido, fala sobre Humberto, um jovem empregado de um frigorífico na Noruega.

Certo dia quase ao término do trabalho, Humberto foi inspecionar a câmara frigorífica. Inexplicavelmente, a porta se fechou e ele ficou preso dentro da câmara. Bateu na porta com força, gritou por socorro, mas ninguém o ouviu, pois havia encerrado o expediente. Era impossível que alguém pudesse escutá-lo.

Já estava com mais de três horas preso, debilitado com a temperatura insuportável. De repente a porta se abriu e o vigia entrou na câmara e o resgatou com vida.

No dia seguinte, ao saberem que o vigia havia salvado a vida do jovem, perguntaram-no: 

- Porque foi abrir a porta da câmara se isto não fazia parte da sua rotina de trabalho?

Ele explicou: 

- Trabalho nesta empresa há muitos anos. Centenas de empregados entram e saem daqui todos os dias e ele é o único que me cumprimenta ao chegar pela manhã e se despede de mim ao sair. Hoje pela manhã ele disse "Bom dia" quando chegou, mas não se despediu de mim na hora da saída. Imaginei que poderia ter-lhe acontecido algo. Por isso o procurei e o encontrei...

Pergunta: Será que o vigia se lembraria de você?

Discussão: Debata com os adolescentes sobre a importância da gentileza nas palavras e gestos. Que essa não é uma atitude apenas de pessoas idosas, mas que eles também precisam ter. Saber saudar as pessoas, pedir desculpas, ser grato (a), pedir licença etc., são atitudes importantes que devem ser cultivadas não apenas com as pessoas de fora, mas também com as de casa. Ser gentil é uma qualidade do caráter!

Algumas referências bíblicas sobre o assunto: Provérbios 10:11; 15:1; 25:11,15; 31:26; Eclesiastes 10:12; 12:11 e Romanos 15:27,30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário