segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

DINÂMICAS: Para Interação e Entrosamento!


DINÂMICAS PARA INTERAÇÃO E ENTROSAMENTO!
 Essas duas dinâmicas são ótimas para entrosar grupos de adolescentes que ainda não se conhecem. Você pode fazer numa reunião especial ou em acampamentos. Pode ser usada também como quebra-gelo para sociais.




I) “GrUpO dE...”

Para essa dinâmica você vai precisar de: um espaço amplo, um bom som, música, microfone para você falar sem precisar gritar...rs!

Primeiro, explique a dinâmica para todos os participantes. Eles devem se dirigir ao centro do local e formar um grande círculo sem tocarem uns nos outros, quando a música soar, eles devem se movimentar em círculo, um atrás do outro, correndo não muito rápido. Na hora que o som parar, você dirá um  número e eles devem formar um grupo com o número correspondente ao que você falou, quem sobrar sai da brincadeira, depois que saírem os que sobrarem na vez, o restante retoma o círculo em movimento e assim quando o som parar, você dirá mais outro número e eles devem se agrupar conforme o número falado...  você continua até que reste apenas uma dupla, que receberá um prêmio (caso queira). Para ter efeito melhor, você pode alternar números pequenos com maiores, por exemplo, dizer: “grupo de 3!”, depois dizer “grupo de 11!”, agora “ apenas um grupo!”, “grupo de 6!”, "sem grupo!" etc.

II) “Com ninguém...”

Para essa dinâmica você vai precisar de um local espaçoso.

Primeiro explique a dinâmica: Todos que quiserem participar devem ir ao centro do local, e formar um par com alguém, os pares formam um círculo e uma pessoa deve sobrar ao centro, ele será o “Com Ninguém!”. Quando cada um tiver seu par, devem ficar um de frente para o outro e tudo que você disser eles devem realizar. Você vai falar partes do corpo e eles devem ligar essas partes do corpo com o seu par. Por exemplo: “mão com mão!” (os pares tocam-se as mãos); “pé com pé!” (os pares tocam seus pés), “costas com costas!” (os pares se viram de costas e tocam-se, encostando suas costas um no outro) etc. De repente, ao vê-los distraídos, após falar umas três ou quatro vezes, você então diz: “Com ninguém!”, nessa hora, todos devem trocar de pares e aquele que estava sozinho no centro deve pegar um par também, então, alguém que tinha seu par ficará sozinho e irá para o centro e você retoma mais uma vez a brincadeira.

Se desejar fazer uma discussão ao final dessas dinâmicas, você pode falar sobre a importância da integração e de como é ruim alguém na igreja não conseguir interagir com grupo nenhum. Conhecemos muito isso, há adolescentes e jovens que se convertem, outros chegam de mudança e não conseguem se enturmar com ninguém porque, também, os grupos da igreja não dão espaço para eles. Reflita sobre como eles estão se relacionando com os outros. Você pode usar textos bíblicos sobre acepção de pessoas como o de Tiago 2:1 e demais temas relacionados, como sobre a importância da comunhão e unidade entre os irmãos, 1 Coríntios 1:10; Filipenses 1:27; 1 Pedro 3:8 etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário