terça-feira, 17 de janeiro de 2012

26 PONTOS QUE O(A) PROFESSOR(A) DA EBD DEVE CONSIDERAR

26 PONTOS QUE O(A) PROFESSOR(A) DE ADOLESCENTES DA ESCOLA BÍBLICA
DEVE  CONSIDERAR:

1) Estabelecer alvos e objetivos pontuais e de longo prazo;

2) Compreensão da faixa etária e do currículo/curso;

3) Use a Bíblia na aula com os alunos!!!

4) Utilize estratégias pertinentes ao que se propõe a lição:

- que ajudam no crescimento espiritual e auxiliam na formação dos valores morais e espirituais;

- que desenvolvam relacionamento interpessoal e proporcionam estabilidade social e emocional;

- que auxiliem na aprendizagem;

- que ajudam a descontrair o grupo e desperte o lado competitivo de modo equilibrado;

5) Desafios para semana/ incentivar o hábito devocional e a prática da fé no dia a dia;

6) Produzir junto com o aluno – projetos para o trimestre: teoria & prática – individual & grupo (trabalhe com projetos pedagógicos, produção de conhecimento etc);

7) Auxilie nas dificuldades também extraclasse (devoção diária: leitura da bíblia – oração – comunhão – conhecimento etc)

8) Ore e jejue pelos seus alunos, visite-os também;

9) Não se restrinja a um relacionamento apenas na classe (acompanhamento);

10) Planeje com antecedência (faça planejamento das aulas + autoavaliação + reflexão);

11) Participe de capacitação – atualização – compartilhe e adquira novos conhecimentos e novas experiências (formação continuada);

12) Maneje bem a Palavra de Deus (prepare-se bem para dar aula) e informe-se sobre o ‘mundo’ adolescente e as influências contemporâneas;

13) Seja amigo – atencioso – dedicado;

14) Estabeleça os alvos e propósitos corretos  A- C- S  + o ser & o viver

15) Varie os Métodos e os recursos (criatividade);

16) Cuidado com a comunicação verbal, facial e corporal;

17) Desperte a crítica equilibrada – leve atualidades – Ensine usar a Bíblia para refutar as ideologias contrárias (trabalhe na solução dos conflitos);

18) Delegue funções e acompanhe (treine-os, despertar vocações etc);

19) Saiba contextualizar sem secularizar (aplique o ensino corretamente de acordo com a realidade de seus alunos);

20) Acompanhe cada aluno em suas peculiaridades, veja as dificuldades e como ajudá-los a se fortalecer na fé e  no amadurecimento;

21) Priorize o Ser ao invés do Fazer – trate dos valores;

22) Ensine a Bíblia de modo diversificado, mas ensine a Palavra de Deus!

23) Utilize os “TICs” (Tecnologias da Informação e Comunicação) para interação e ensino;

24) Conheça a “história”, os “ambientes” e as “convivências” dos seus alunos;

25) Envolva os pais dos alunos;

26) Seja acessível. Seja um exemplo.
                                                                           

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