quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Métodos de Aprendizagem da Bíblia!



5 MÉTODOS DE APRENDIZAGEM E OBSERVAÇÃO DA BÍBLIA

1 OUÇA!  (AUDIÇÃO)
Romanos 10:17 – “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.”

Ouvir a Palavra de Deus por pessoas sábias e piedosas ajuda-nos a refletir melhor sobre o estudo e as experiências delas com a Bíblia, isso pode estimular você a ter mais interesse pelas Escrituras.

2 LEIA!  (LEITURA)
Apocalipse 1:3 – “Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.”

Lendo a Bíblia você terá uma visão geral das Escrituras. Muitos se utilizam de um programa de leitura bíblica diária (como o BiO ), pois ajuda na leitura sistemática da Palavra de Deus todos os dias.

3 ESTUDE!  (ESTUDAR)
Atos 17:11 – “Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.”

Não basta só ouvir e ler! Devemos estudar as Escrituras, porque nos levam a descobertas pessoais das verdades de Deus e a uma maior compreensão da verdade. Escrever essas descobertas ajuda a organizar e lembrar-se delas. Você agora sai do geral (apenas leitura) e parte para o específico (estudo, pesquisa), ajudando a fixar o ensino da Palavra de Deus (aprender). (2 Tm 3:14,15)

4 MEMORIZE! (MEMORIZAÇÃO)
Salmos 119:9,11 – “Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra. Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.”

Memorizar a Palavra de Deus é muito importante, pois nos permite o uso da Espada do Espírito para vencer a Satanás e as tentações ... Também nos ajuda a estar prontamente seguros para testemunhar e auxiliar os outros com uma "palavra certa na hora certa." Os mandamentos do Senhor nos fazem sábios! (Sl 119:98,99).

5 MEDITE!  (MEDITAÇÃO)
Salmos 1:1,2 – “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.”

A meditação está escrita no dedo polegar da mão (ver figura acima), para demonstrar que esse método deve ser usado em conjunto com cada um dos outros métodos. Após ouvir – ler – estudar – memorizar - e meditar na Palavra de Deus - pensando em seu significado e aplicação em sua vida - você vai descobrir o seu poder de transformação e sua ação dentro de você. A meditação das Escrituras nos leva a observar, no sentido de aplicar para a prática (Sl 119:4; Tg 1:22), exemplos: que hábitos devo deixar...; que atitudes novas devo praticar... ; qual a vontade de Deus para minha vida em todos os aspectos... ; o que este ensinamento traz pra mim... , etc. É um exercício espiritual contínuo que leva ao crescimento e ao fortalecimento espiritual.

Adaptado de “The Navigators”.

Um comentário:

  1. Deus esteja contigo da uma passada no Blog depois:

    Blog: http://vamosigreja.blogspot.com/

    ResponderExcluir