terça-feira, 1 de novembro de 2011

Aprendendo a Resistir e a Esperar no Senhor...


Aprendendo a Resistir e a Esperar no Senhor
mantendo-se puro(a) para o casamento:

“O Senhor se agrada dos que o temem e dos que esperam no seu constante amor.” (Salmos 147:11)

1. Aproxime-se do nosso Deus Criador que melhor que ninguém, sabe como “funcionamos” – procure se conhecer e se compreender em sua adolescência e juventude: corpo-alma-mente-espírito – viva cada momento a seu tempo!
2. Controle seu corpo – I Ts 4:3 ao 8. Não se deixe dominar por paixões nem siga instintos individuais ou coletivos...
3. Desenvolva um relacionamento com Jesus de forma a ajudar a resolver sua solidão, aprendendo a lidar com a espera...
4. Seja coerente e se valorize: Diga NÃO aos “relacionamentos descartáveis” = “Não Fique”!
5. Não viva frequentemente mudando de namorado(a) porque não suporta estar sozinho(a).
6. Aprenda a dizer “NÃO!”.
7. Crie medidas preventivas para evitar tentações.
8. Tenha o hábito de meditar na Palavra de Deus para ser “transformado pela renovação da mente” e conhecer a vontade de Deus para sua vida. (Rm 12:1, 2).
9. Cultive uma vida de oração diária e contínua.
10. Exercite uma vida de devoção a Deus procurando agradar-lhe em tudo.
11. Evite assistir programas de televisão ou filmes com apelos eróticos.
12. Mantenha seus pensamentos cativos e obedientes a Jesus Cristo, não se deixe dominar mentalmente nem emocionalmente por maus pensamentos, ocupe sua mente com coisas que edificam. (2 Co 10:3 ao 5).
13. Quando estiver namorando, comuniquem-se a respeito de seus sentimentos e escolha sobre o envolvimento sexual apenas no casamento.
14. Tenha amizade com alguém que você respeite muito e a quem você possa prestar contas de suas atividades e se aconselhar corretamente, de preferência, se possível, seus pais.
15. Relacione-se com pessoas que possuam os mesmos padrões e valores que você. Lembre-se: Não se engane. As más companhias corrompem os bons costumes (1 Co 15:33).
16. Não se julgue suficientemente forte para enfrentar tentações sexuais. Seja sábio(a) e prudente, em tudo moderado(a) e foge das paixões juvenis... (2 Tm 2:22).
17. Quando estiver namorando, planeje bem seus encontros; seja criativo(a) ocupando o tempo com atividades diferentes, evite o tempo ocioso.
18. Estabeleça seus padrões mesmo antes de iniciar o namoro.
19. Pense bem e seja consciente dos benefícios que você terá ao esperar para se relacionar sexualmente apenas no contexto do casamento, segundo a vontade e direção do Senhor.
20. Não se deixe convencer pela maioria e pressões da turma, nem desanime com a espera, seja firme em seu propósito com o Senhor e sua futura família.
21. Envolva-se com uma turma onde você possa ser você mesmo(a), autêntico(a) e receber apoio e aceitação pelo que você é e não pelo que faz ou tem.
22. Evite permanecer sozinho(a) com seu(sua) namorado(a) por longos períodos de tempo e evite locais isolados.
23. Controle o contato físico no namoro.
24. Faça um compromisso consigo mesmo(a) e com Deus.
25. Não desobedeça desagradando a Deus para agradar seu namorado(a) com receio que ele(a) finda o namoro.
26. Lembre-se: o amor não busca seus próprios interesses, não é egoísta, e nem tão pouco se porta de modo indecente, se seu(sua) namorado(a) não te respeita, ele(a) não serve para você! (1 Co 13:4 a 7).
27. O sexo fora do casamento pode levar a uma gravidez indesejada e a casar-se precocemente e precipitadamente, levando a uma mudança drástica em seus planos, o que pode comprometer seu futuro.
28. Segundo Burns, especialista nesse assunto, a experiência pré-conjugal pode iludir juvenis levando-os a casar-se com uma pessoa que não é a certa para ele(a).
29. Lembre-se: o namoro cristão é tempo de conhecimento das habilidades, afinidades e entrosamento e não para intimidades e experiências sexuais.
30. Espera no Senhor, anima-te, entrega teu caminho ao Senhor, confia nEle, e Ele tudo  fará. Deleita-te no Senhor, descansa e espera nele! (Sl 37:4 ao 7).
 Algumas Consultas:
Turbulentos anos da adolescência de Jaime kemp. SP: Sepal, 1995 (Com adaptações).
O Prazer da espera de Jim Burns. SP:MC, 1999 (com adaptações).

Um comentário:

  1. olha mais uma vez gostaria de agradecer,muito obrigado! Esse é mais um texto rico que preenche as minhas perguntas com respostas,e me faz mais forte na fé!gostaria de destacar o ponto 22- acrescentaria(na minha opinião amados)"locais isolados e fechados", por questões obvias, como diz o ditado " é melhor prevenir que remediar" e na palavra"vijiai" e orai", explico, é porque isso torna o ambiente mais favorável ao pecado e a tentação. destaco também se assim me permitem o ponto 23- Assim é possível, creio que devemos controlar(como comentei no texto "O Adolescente & O Namoro") e nos auto-impor limites. É isso agradeço o espaço abraço fiquem na paz!!

    ResponderExcluir