sexta-feira, 7 de outubro de 2011

RESPOSTAS DO ESBOÇO - ESTUDO BÍBLICO: EFÉSIOS

RESPOSTAS DO ESBOÇO:
ESTUDO BÍBLICO – EFÉSIOS 

A carta aos Efésios é a grande exposição da doutrina fundamental da pregação do apóstolo Paulo, a saber: a unidade da igreja e o propósito  de Deus nesse corpo para o tempo presente e para eternidade. A carta é dividida em duas seções: a doutrinária (caps. 1 ao 3) e a prática (caps. 4 ao 6). Em síntese quanto à sua temática, a Igreja é escolhida, redimida e unida em Cristo, de sorte que a Igreja deve andar em unidade, em vida nova, na força do Senhor e com a armadura de Deus para vencer as lutas espirituais.
ESBOÇO
1. Quem é o autor da carta aos Efésios?
Paulo, apóstolo de Jesus Cristo.
2. Quando foi escrita?
Muito provavelmente durante a primeira prisão de Paulo em Roma no ano 60-64 d.C. Ela foi enviada por Tíquico, que também levou carta ao colossenses e a Filemom.
3. Por que foi escrita?
Havia perigos que ameaçavam a igreja em Éfeso: 1) a tentação de descer ao nível pagão e; 2) a falta de unidade entre o judeu e o gentio. Para combater esses perigos, Paulo escreve, enfrentando o primeiro perigo, ele contrasta a santidade da vocação cristã deles com a condição anterior em que viviam pecaminosa e pagã; quanto ao segundo perigo, o apóstolo apresenta Jesus promovendo a paz entre o judeu e o gentio pelo sangue da cruz e tornando os dois um só corpo.
4. Qual o conteúdo da carta?
Parte 1: A vocação da igreja e o Plano da Salvação- caps. 1 ao 3;
Parte 2: A conduta da igreja - aplicação prática quanto à unidade da igreja, à vida cristã consequente, à vida no lar e à luta espiritual. – caps. 4 aos 6.
5. Identifique o texto chave da carta.
Efésios 4:13.
6. Qual o tema principal da carta?
A unidade da igreja, especialmente entre os crentes judeus e gentios.
7. Trace “o mapa” do plano da salvação baseado nos capítulos 1 ao 3.


8. Aponte a fonte tríplice da nossa salvação (1:1-18).
1) Ef 1:4-6 – o Pai nos escolheu antes da criação do mundo para sermos seus filhos...
2) Ef 1:7-12 – Na redenção do Filho, por meio do qual nos é dado conhecimento do plano eterno de Deus para o universo e uma herança eterna...
3) Efésios 1:13,14 – o penhor da nossa herança...
Paulo ora para que os efésios tenham uma consciência ainda mais profunda e completa do privilégio e do poder de sua salvação – 1:15-18.
9. Identifique a manifestação tríplice do poder de Deus (1:19 ao 2:22).
1) O poder de Deus foi manifesto em Cristo pela ressurreição, pela ascensão e pela exaltação – 1:19-23;
2) O poder de Deus foi manifesto no indivíduo pela ressurreição espiritual (2:1-5), pela ascensão espiritual (v.6) e pelo poder de fazer boas obras e demonstrar a graça de Deus durante toda a eternidade (vs 7 -10) ;
3) O poder de Deus foi manifesto na humanidade inteira – 2:11-22, envolvendo três grupos de pessoas: os gentios (vs 11-13), os judeus (vs 14-17) e a Igreja de Cristo (vs 19-22).
10. Quanto à aplicação prática da carta, mencione o propósito do plano divino no que se refere à Igreja.
- A unidade dos crentes no Espírito (4:1-3);
- A vida cristã consequente – o andar dos crentes: não como pecadores (4:17-21) e uma nova vida abandonando os pecados passados (4:22-32); andar em amor e pureza (5:1-7); andar na luz, com vigilância e ser cheio do Espírito (5:8-21).
11. Ainda no que se refere à seção prática, no que diz respeito à conduta da igreja (caps 4 ao 6), pontue:
a. A tríplice exortação à igreja (4:1 ao 5:21).
Exortação: 1) à união (4:1-16); 2) a uma vida nova (4:17-32) e; 3) a um comportamento novo (5:1-20).
b. Exortação tríplice à família (5:22 ao 6:9).
Exortação quanto aos deveres: 1) de marido e mulher (5:22,23); 2) de filhos e pais (6:1-4) e; 3) servos e senhores (6:5-9).
c. Expressão tríplice da vida espiritual (6:10 ao 24).
Poder para luta espiritual (6:10-17); a fonte de fortaleza (6:10) e; 3) a armadura espiritual para vencer os inimigos (6:11-18).
Como essas aplicações (a, b e c) são importantes para a igreja, a família cristã e para o crente hoje?
Resposta de aplicação pessoal

APLICAÇÕES para o estudo com os adolescentes: Resposta de aplicação pessoal baseadas em sua leitura e estudo da carta.
1. Quais características a respeito da conduta cristã podemos encontrar na carta aos Efésios? Como isso se aplica à nossa vida diária?
2. Exponha a importância da armadura espiritual e como se dá esse conhecimento e uso na prática em nossa luta espiritual. Destaque o uso de cada arma e ponto estratégico (6:10 ao 20).
3. Esclareça para os adolescentes a importância da Unidade no Corpo de Cristo e como esse conhecimento e conscientização são importantes para vida deles (4:1 ao 16).
4. Aponte para eles o que é viver como filhos da luz e ilustre com situações práticas para debate (4:17-32; 5:1-21).
5. Debata sobre a consciência e sua prática do respeito e honra aos pais, e como isso reflete na vida e futuro do adolescente (6:1-3).
5. O que mais você destacaria para reflexão de conhecimento doutrinário e uso prático no conteúdo dessa carta?
Parabéns àqueles que estão estudando juntamente conosco mensalmente, tirando suas dúvidas e contribuindo com essa seção, continuem dedicados assim, Deus vos abençoe e fortaleça mais ainda, abraço a todos!
Se esses estudos têm contribuído para sua edificação e ministério com os adolescentes, compartilhe conosco, participe com suas sugestões, opinião e orações, ficaremos gratos.

Um comentário:

  1. Nossa Ameeei , Que Deus Continue Abençoando vcs , me ajudaram bastante ..
    é porque sou lider de Um departamento de Adolescentes , e na minha igreja ira ter Gincanas voltadas para o livro de Efesios .. !! Obrigada Fiquem na Paz ..

    ResponderExcluir