terça-feira, 25 de outubro de 2011

ESBOÇO - Estudo Bíblico - COLOSSENSES

ESBOÇO – ESTUDO BÍBLICO: COLOSSENSES 

A carta aos Colossenses foi motivada pela introdução de doutrinas errôneas na igreja. Segundo Pearlman, é provável que tenha aparecido um mestre propagando um sistema doutrinário que misturava o legalismo com a filosofia pagã. Era o elemento pagão no sistema – conhecido posteriormente como gnosticismo – que constituía o maior perigo para fé da igreja.
Mas no que consiste o gnosticismo?
Quais os equívocos que tal heresia pregava colocando a igreja em risco?
Veja bem, estudar essa carta pode ser interessante e edificante. Convido você a estudarmos sobre a carta aos Colossenses, faça suas pesquisas, preencha o esboço e no próximo mês compartilharemos as respostas.
Bom Estudo!
ESBOÇO
1. Autor:
2. Local e Data:
3. Propósito:
4. Conteúdo:
5. A doutrina verdadeira é declarada – Qual sua explicação? (1:13-2.3)
- Como esse conhecimento pode ajudar os adolescentes a se protegerem das heresias que distorcem a verdade sobre Jesus?
6. O autor da carta adverte os colossenses a não se deixarem enganar pelos raciocínios falsos dos filósofos (2:4-7), porque em Cristo eles têm a plenitude da revelação divina (2:3). Contra quais erros o autor previne os Colossenses? (2:4-23).
- Alguns desses erros também consistem em perigos para fé cristã hoje?
7. Quais as exortações quanto à conduta cristã exigida? (3:1-4:6)
- Como essas exortações também servem para nossas vidas?
 ...................................................................................................................................
Ao final desse estudo, você poderá fazer cartazes ilustrativos sobre os tópicos, assim fica mais fácil dos adolescentes assimilarem o ensino, estudem os pontos, debatam, façam pesquisas sobre heresias atuais e as antigas que voltam a repercutir hoje, analisem como os conceitos filosóficos podem confundir e enfraquecer a fé daqueles que não conhecem a Palavra de Deus com firmeza, estimule-os a não estudarem apenas temas relacionados a interesses pontuais, mas também os livros da Bíblia Sagrada como um todo, seus contextos, aplicações. Você pode ajudar e muito os adolescentes através desses estudos bíblicos. Compartilhe conosco suas anotações e sugestões. Próximo mês postaremos as respostas. Um abraço, Janaína.

Nenhum comentário:

Postar um comentário