sexta-feira, 7 de outubro de 2011

DINÂMICAS com Versículos Bíblicos!



 Se você deseja dinâmicas com versículos bíblicos principalmente para trabalhar em clubes bíblicos com pré-adolescentes, aqui estão algumas delas para você!


1.”CONHEÇO A VERDADE!”: Escreva partes do versículo em pedaços de papel (pode ser cartolina ou papel cartão), inclua entre essas partes, outras que não são do versículo (partes semelhantes, mas falsas), misture-as com as verdadeiras. Peça ao grupo que escolha o conjunto de papeis para que montem o versículo correto. Avise-os que estejam alerta, pois há também partes que não são verdadeiras, ou seja, não fazem parte do versículo. (veja um exemplo abaixo) LIÇÃO: Há muitos que utilizam a Bíblia de modo distorcido, acrescentando palavras que não existem e assim, confundindo as pessoas, quando conhecemos a verdade da Palavra de Deus não somos enganados, mesmo que esteja parecido com ela, podemos identificar o erro claramente porque sabemos da verdade. 

2. “DECIFRANDO O VERSÍCULO!”: Escreva o versículo numa folha em formato de cartaz, mas de forma que as palavras e letras estejam embaralhadas, fora de ordem. Peça que o grupo decifre qual é o versículo e que o escreva na ordem correta. (veja um exemplo abaixo) LIÇÃO: Enfatizar a importância de memorizarmos versículos bíblicos e nos familiarizarmos com eles.

3. “MONTE O VERSÍCULO!”: Os versículos utilizados no estudo bíblico ou lições que você tenha lido e explicado cada referência bíblica aos alunos podem ser recapitulados, escolhendo os versículos que mais reforçam o ensino através dessa dinâmica. Ponha partes dos versículos escolhidos dentro de balões, cada parte em um balão, espalhe os balões fixando-os pela sala de aula ou local da reunião, ao sinal, peça que cada um dos alunos pegue um balão e procure descobrir quais deles pegaram partes do mesmo versículo, aqueles que  encontrarem as outras partes do versículo devem ficar juntos formando um grupo. Escreva as referências dos versículos na lousa ou em um cartaz, após montarem o versículo o grupo que for formado deve identificar qual das referências ele corresponde. LIÇÃO: Quanto mais nos apegarmos à Bíblia, mais teremos comunhão com os outros e assim, prazer em estar juntos conhecendo a Palavra de Deus!

 4. “QUAL É O VERSÍCULO I”: Selecione os versículos que deseja trabalhar com os alunos, ou que tenha trabalhado com eles em uma lição ou estudo bíblico e escreva-os em uma folha pondo-a em um envelope. Divida a classe em grupos. Cada grupo formado deve escolher um envelope com os versículos contidos nele, mas não deve abri-lo. Após essa etapa, o grupo entrega o envelope com os versículos para dois componentes representá-los, esses verão quais são esses versículos e, sem nenhuma palavra, mas através de gestos, mímicas, devem  explicar para o grupo, afim de que esse diga qual é o versículo.
LIÇÃO: Enfatize a importância do conhecimento e memorização das Escrituras Sagradas.

4. “QUAL É O VERSÍCULO II”: Siga as mesmas instruções do “Qual é o versículo I”, apenas mudando o modo de apresentar o versículo*:
- Selecione os versículos;
- Escreva-os numa folha e ponha-os em um envelope;
- Divida a classe em grupos;
- Cada grupo escolhe um envelope com os versículos e também dois representantes do grupo;
- *Esses representantes devem desenhar, ilustrando o versículo, sem falar, para que seu grupo identifique qual é o versículo.
LIÇÃO: Enfatize a importância do conhecimento e memorização das Escrituras Sagradas.

5.“QUAL É O VERSÍCULO III”: Ilustre os versículos com gravuras, desenhos ou objetos. Divida a turma em grupos e apresente a ilustração do versículo a eles, o grupo que disser qual é o versículo, citando-o, leva pontos. Veja um exemplo, clique aqui  LIÇÃO: Enfatize a importância do conhecimento e memorização das Escrituras Sagradas.

6.DESAFIOS COM VERSÍCULOS: Essa dinâmica pode ser usada em desafios nas gincanas bíblicas ou acampamentos. Escolha vários versículos que contenham objetos, dependendo da quantidade de versículos, dê aos grupos um tempo para procurar os objetos e também os versículos que contenham os mesmos. Veja alguns exemplos: vinagre (Sl 69:21); unha (Dn 4:33); vassoura (Is 14:23); tijolo (Gn 11:3); remédio (Pv 17:22); sabão (Jr 2:22); roupa (Jó 13:28); pedra (Js 24:27) etc.
OBS.:  1.Você pode incluir  alimentos e também animais, na Bíblia há muitas referências também com esses temas.
2. Uma variação dessa dinâmica é escolher emoções descritas na Bíblia e o grupo ser desafiado não só a encontrar as referências na Bíblia, mas também a representar a emoção encontrada.

7.”FORMANDO PARES”: Escreva versículos e divida cada um em duas partes. Cole as partes dos versículos atrás das cadeiras que os alunos sentarão na sala de aula da EBD ou reunião do ministério, uma parte em cada cadeira. Quando todos estiverem em classe e você desejar formar as duplas, explique a eles que há uma parte de um versículo em cada cadeira e que eles devem encontrar a outra parte do versículo. À medida que forem encontrando, cada dupla fica junto para a atividade que você desejar fazer com a lição ou estudo bíblico.
OBS.: Uma variação dessa dinâmica é que, ao invés de colar as partes dos versículos nas cadeiras, elas podem ser grudadas nas costas de cada aluno á medida que chegarem em sala (sem que eles leiam o que está escrito). Eles deverão perguntar uns aos outros o que está escrito em suas costas e encontrar a outra parte de seu versículo com quem formará o par.




Um comentário: