terça-feira, 25 de outubro de 2011

DINÂMICA: Mateus 7:12

DINÂMICA: O que você deseja para o próximo, também deseja para si?

Essa dinâmica, mesmo sendo bem simples, sempre que faço tenho presenciado, até mesmo com adultos, uma boa e agradável reflexão e momento de comunhão.  Nela, mostramos na prática como devemos desejar ao próximo àquilo que queremos para nós mesmos. Baseado em Mateus 7:12.

Distribua para cada um dos participantes, folha, caneta e papel, peça que cada um escreva algum tipo de atividade que gostaria que o colega sentado ao seu lado esquerdo realizasse. Logo após escrever, eles devem dobrar o papel e não deixar que o colega veja. Após todos escreverem, explique a dinâmica a eles, diga:
“Agora que todos escreveram, entregue ao seu colega o papel com a atividade que você desejou que ele realizasse." (todos entregam os papéis) Após entregarem os papéis você explica: “Na verdade, quem vai realizar a atividade é você mesmo que a escreveu!” (veja a reação deles na hora...e siga com as tarefas, todos devem realizar o que desejaram ao próximo...)
Assim, cada um dirá o que o colega desejou pra ele e que agora fará para si mesmo.
Discussão: Ao final da dinâmica, leia a referência bíblica acima e discuta com eles como isso se dá na prática, como às vezes desejamos aos outros situações e coisas que na verdade jamais gostaríamos para nós. Reflitam sobre as motivações corretas para desejar o melhor ao próximo como para nós mesmos e que isso não está fora de moda, mas é um ensinamento da Palavra de Deus para toda a nossa vida, vivendo assim, estaremos em obediência e mais felizes com Deus, consigo mesmo e com o próximo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário